Gripe suína obriga criação de quarentena em acampamentos de verão

BELGRADO, Maine - Os pais que vieram ao Acampamento Matoaka, em Smithfield, para o dia de visita no domingo receberam uma pequena dose de gel desinfetante para as mãos e, no almoço, a equipe de serviço usou máscaras e luvas. Este é um ano diferente, disse o diretor Jason Silberman.

The New York Times |

Os lagos cintilantes são tão idílicos como sempre, os beliches tão confortáveis e o refeitório barulhento, mas aqui no Maine o acampamento de verão não é exatamente o mesmo na era do vírus A H1N1, conhecido como vírus da "gripe suína".

A temperatura é tirada assim que os campistas descem do ônibus ou avião. Muitos esportes dos acampamentos e reuniões sociais foram cancelados ou adiados. E gel para a limpeza das mãos pode ser encontrado em todos os lugares.


Jovens usam máscara durante brincadeira em lago / NYT

"Nós nunca tivemos gripes durante o verão como agora", disse Dr. Dora Anne Moinhos, diretora de saúde pública de Maine. "Nós temos 33 acampamentos em Maine com indícios da doença e outros 10 aguardam exames. Alguns deles têm entre 70 e 100 crianças em isolamento, então estão realizando acampamentos paralelos para elas".

Mills e outros especialistas acreditam que o surto daqui é um termômetro do que acontecerá nas escolas no outono.

A gripe suína também causou alterações no acampamentos de outros Estados. Mas Maine, com mais que 100 acampamentos, parece ter sido mais atingido.

A maioria dos acampamentos não está enviando os campistas para casa (mantendo eles na enfermaria, no ginásio, no prédio de artes e ofícios, onde quer que caibam as camas de emergência) para o período de isolamento de sete dias.

No Acampamento Modin, cerca de 90 dos 360 campistas da primeira temporada foram contagiados com a gripe, o suficiente para que a cabana de Castores e o centro adolescente fossem esvaziados e usados como alojamento de quarentena.

"Nós tiramos 6 mil temperaturas este verão", disse Howard Salzberg, diretor do Acampamento Modin. "Compramos todos os lenços de cloro disponíveis no Wal-Mart. Nós gastamos aproximadamente US$ 45 mil com tudo isso, US$ 30 mil só em Tamiflu, e provavelmente outro $ 15 mil nas máscaras, luvas, jogos para as crianças que estão em isolamento".


Funcionário de acampamento distribui Tamiflu aos acampantes / NYT

O acampamento Modin neutralizou a gripe oferecendo uma dose profilática de Tamiflu a todos os campistas e monitores.

Mas Mills disse: "Do ponto de vista da saúde pública eu não posso recomendar isto. Quando você começa a dar Tamiflu em grandes quantidades, o vírus cria a resistência".

Leia também:

Leia mais sobre gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG