General Motors inaugura sua loja no eBay

DETROIT ¿ A General Motors começará a vender carros e caminhões no site de leilões eBay, em uma tentativa de resgatar parte de sua fatia de mercado perdida nos EUA.

The New York Times |

Divulgação

Frase na propaganda da loja virtual diz "Nossos melhores carros. Sua melhor oferta"

O programa é uma forma para os consumidores receberem descontos em carros sem negociar com barganhas, o que é frequentemente associado com comprar carros em agências com permissão para negociação de valores. A parceria com o eBay também é uma parte crucial do esforço da GM em retomar sua lucratividade cinco anos após grandes perdas e continuar a ser o líder de vendas de novos veículos nos EUA.

Diferente da venda típica do eBay, os veículos não serão leiloados até chegar ao lance mais alto, mas sim quando o preço de compre agora for igual ao valor fornecido pela GM. Os compradores também podem sugerir uma oferta menor que o vendedor pode aceitar ou rejeitas.

É muito atraente para um grupo central de consumidores que realmente não se importam com a experiência de negociação, mas que querem negociar, disse Mark LaNeve, vice-presidente da GM para Vendas nos EUA. Agora eles podem fazer isso online, sob anonimato. Então acho que isso dará algumas oportunidades que não tínhamos antes.

A iniciativa envolverá cerca de 90% das permissões de negociação da GM na Califórnia, começando nesta terça-feira, mas a companhia espera expandir as vendas para todo o país até setembro.

A GM escolheu a Califórnia, em parte, porque o Estado teve um mau desempenho nos últimos anos, com uma fatia de mercado de 13,5%, bem abaixo da média nacional. No começo, mais de 20 mil veículos serão listados no site, disse a GM.

O eBay também disse que se o programa tiver sucesso, espera-se que seja expandido nacionalmente e seja aberto para trabalhar com outros fabricantes de automóveis. Em 10 anos, mais de três milhões de veículos trocaram de mãos no eBay Motors, que registra 12 milhões de visitores únicos todo mês.

A GM espera que o eBay, que possui 84 milhões de usuários ativos no mundo todo, ajude a empresa a atingir seus consumidores potenciais, que do contrário podem não visitar uma concessionária da empresa.

Críticos e analistas elogiaram a iniciativa da empresa de automóveis, mas persuadir compradores ¿ alguns que xingaram os produtos da GM há décadas devido à má qualidade e o design superficial ¿ a visitar showrooms continua sendo difícil.

Embora muitos de seus vendedores usem o eBay para vender veículos usados e listam seus inventários, a GM será a primeira automobilística a vender veículos novos no site. A GM e o eBay desenvolveram um portal dedicado a essas vendas, gm.ebay.com, como parte do programa piloto. A montadora afirma que os compradores podem usá-lo para buscar os inventários dos vendedores, fazer perguntas, negociar preços e conseguir financiamentos.

Para muitas pessoas, especialmente a geração jovem, essa é a forma que eles gostam de fazer as coisas, disse Scot McAllister, administrador da Mike Daugherty Chevrolet em Sacramento, na Califórnia. Isso nos dá um novo caminho para alcançar as pessoas.

McAllister diz que seus negociadores não usavam o eBay para nenhum tipo de venda. Mas agora a maioria de seus inventários, embora não todos, está listada no site.

A GM está reduzindo oito de suas marcas, uma ação que poderia causar uma queda em relação a Ford e a Toyota, a menos que gerencie o crescimento de suas vendas com as marcas que permanecerem. Uma das marcas sobreviventes, Cadillac, não faz parte do programa do eBay. Eu acho que venderemos uma boa quantidade de carros nessa promoção onde o consumidor não vê seu vendedor, disse LaNeve da GM.

O programa começa em 8 de setembro, mas LaNeve disse que o objetivo de controlar preços, e não uma indicação de que as vendas do eBay iriam freá-los.

A parceiria também é uma mudança para o eBay, que vende em sua maioria veículos usados e peças em seu site eBay Motors.

A GM teve a ideia de vender carros no eBay quando foi aprovada sua proteção contra falência no mês passado, mas na época o eBay negou ter uma parceria com a GM.

Na semana passada, o novo presidente da General Motors, Edward E. Whitacre Jr., prometeu que a companhia continuaria sendo a líder de vendas em seu país de origem, mas a empresa disse, em um documento de regulamentação na sexta-feira, que eliminar metade de suas marcas provavelmente reduziria o total de suas vendas, de forma possivelmente significativa.

Muitos deles acabam encontrando o vendedor pessoalmente e fazendo o test-drive do carro antes de finalizar a transação, disse Rob Chesney, vice-presidente do eBay Motors. Mas há muitos processos de compra que podemos facilitar com a tecnologia.

Leia mais sobre General Motors

    Leia tudo sobre: carroebaygmrecessãotecnologia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG