Fuligem do terceiro mundo é novo alvo no combate à mudança climática

KOHLUA, Índia - É difícil de acreditar que isso tenha culpa no derretimento das geleiras, disse Veerabhadran Ramanathan, um dos principais cientistas climáticos do mundo, conforme passava entre cabanas com fogões de barro que lançam fuligem na atmosfera.

The New York Times |

NYT

Fuligem cobre região da Índia formando nuvens sobre moradias

Enquanto mulheres em coloridos saris cozinham pão e ensopados no começo da noite, sobre fogos alimentados por galhos e esterco, crianças tossem com a densa fumaça que toma conta de suas casas. Negras camadas de fuligem cobrem os tetos. No alvorecer, uma nuvem é vista sobre a região como um cobertor sujo.

Em Kohlua, na região central da Índia, onde há pouca eletricidade e nenhum carro, as emissões de dióxido de carbono, o principal gás ligado ao aquecimento global, é quase zero. Mas a fuligem (também conhecida como carbono negro) de milhares de vilas como esta, se mostra uma das principais fontes da mudança climática.

Ainda que o dióxido de carbono possa ser o principal responsável pelo aumento da temperatura global, segundo os cientistas, o carbono negro está em segundo lugar, com estudos recentes estimando que seja responsável por 18% do aquecimento do planeta, em comparação a 40% do dióxido de carbono.

Diminuir a emissão de carbono negro seria uma forma relativamente barata de lidar com o aquecimento global (especialmente a curto prazo). Substituir fogões primitivos com versões mais modernas que emitem muito menos fuligem aliviaria a situação, enquanto os países lutam com tarefas mais difíceis de estabelecer programas e desenvolver tecnologias para lidar com as emissões de dióxido de carbono de combustíveis fósseis.

"Está claro para qualquer pessoal que se preocupa com a mudança climática que ela terá um grande impacto no meio-ambiente mundial", disse Ramanathan, professor de ciência climática no Instituto de Oceanografia Scripps, que trabalha com o Instituto de Recursos e Energia de Nova Déli em um projeto para ajudar famílias pobres a conseguir novos fogões.

"Em termos de mudança climática, nos dirigimos a um abismo e isso pelo menos nos daria algum tempo", disse Ramanathan.

Leia mais sobre aquecimento global

    Leia tudo sobre: aquecimento global

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG