EUA: Risco de queimaduras aumenta na época das festas

Diretor de centro médico no Tennessee dá dicas para evitar acidentes ao preparar a ceia e enfeitar a casa para o Natal

The New York Times |

O risco de queimaduras aumenta com a temporada de festas, porque as pessoas cozinham mais, decoram suas casas com enfeites que podem ser inflamáveis e acendem lareiras e velas.

"Temos um aumento significativo de pacientes que sofrem queimaduras no Dia de Ação de Graças e no Natal. Essas festas, que deveriam ser cheias de alegria e comemorações, podem rapidamente se transformar em uma tragédia ", afirmou Dr. Jeff Guy, diretor do Centro para Queimaduras Vanderbilt, em Nashville, Tennessee.

Veja também: Dicas de presente, receitas e decoração no especial de Natal do iG

AP
A árvore de natal nacional dos Estados Unidos, em Washington, com a Casa Branca ao fundo (01/12)

Muitas dessas lesões são facilmente evitáveis caso as pessoas tomem os devidos cuidados e eliminem os perigos que podem causar queimaduras. Guy apontou uma série de maneiras para ter festas seguras.

Segundo ele, é preciso estar atendo durante o cozimento de alimentos, pois assim pode-se evitar a maioria dos incêndios ao se cozinhar. Para isso, mantenha cabos de panela, utensílios de madeira, toalhas, embalagens de alimentos e qualquer outra coisa que pode pegar fogo longe do fogão.

Utilize frigideiras ao ar livre e as deixe a uma distância segura da casa ou edifício. Nunca coloque muito óleo em uma frigideira e nunca a deixe sem supervisão.

Ao comprar uma árvore de Natal artificial, escolha uma que seja "resistente ao fogo”.

Ao comprar uma árvore de verdade, verifique se ela está em bom estado. Ela deve estar verde, os galhos devem ser difíceis de arrancar, o tronco deve estar pegajoso com resina e a árvore não deve perder muitas folhas quando for balançada.

Mantenha as árvores naturais longe de lareiras e aquecedores e mantenha o vaso da árvore com uma boa quantidade de água. Uma árvore bem regada geralmente não deve apresentar nenhum problema, mas uma árvore seca pode pegar fogo em apenas alguns segundos, disse Guy.

Verifique seu conjunto de luzes de Natal, caso tenham soquetes quebrados ou rachados, fios desgastados ou conexões soltas, e descarte qualquer conjunto de luzes que esteja danificado. Não sobrecarregue os cabos de extensão e nunca use luzes elétricas numa árvore metálica.

Não queime papel de embrulho na lareira, porque ele pode inflamar intensamente. Mantenha velas longe de árvores e outras decorações e em locais onde elas não podem ser derrubadas. Nunca deixe velas acesas sem tomar conta delas.

    Leia tudo sobre: especial nataleuanatalqueimadurasacidentes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG