Estudo revela que população carcerária é formada por maioria hispânica nos EUA

Os latinos representam a maior população étnica no sistema carcerário federal, totalizando 40% dos condenados por crimes federais, de acordo com um estudo publicado na quarta-feira pelo Centro de Pesquisas Pew, uma organização não partidária.

The New York Times |

Os latinos representavam apenas 13% da população adulta dos Estados Unidos em 2007, mas totalizavam um terço da população carcerária no mesmo ano, um resultado que o estudo atribui ao aumento na imigração ilegal e maior rigidez na aplicação das leis imigratórias.

Quase metade dos ofensores latinos, ou cerca de 48%, foram condenados por crimes relacionados à imigração, enquanto ofensas relacionadas às drogas representam a segunda acusação mais prevalecente, de acordo com o relatório.

Enquanto o número de ofensores federais mais do que duplicou entre 1991 e 2007, o número de ofensores latinos quadruplicou, de 7.924 para 29.281.

Dos ofensores federais latinos, 72% não são cidadãos americanos e a maioria foi condenada em cortes de Estados que fazem fronteira com o México. Prisioneiros federais que são imigrantes ilegais são geralmente deportados para seus países de origem depois que cumprem suas sentenças.

"O sistema imigratório se tornou essencialmente criminalizado às custas do sistema judicial, para cortes, juízes, prisões e promotores", disse Lucas Guttentag, advogado do Sindicato Americano de Liberdades Civis. "E o governo divergiu os recursos do sistema de justiça criminal de crimes violentos, negócios escusos e outras áreas que antes representavam o palco de atuação do Departamento de Justiça".

No mês passado, o The New York Times reportou que os processos federais sobre imigração aumentaram nos últimos cinco anos, duplicando no último ano fiscal para mais de 70,000 casos. Enquanto isso, outras categorias de processos federais, como o tráfico de armas, a corrupção pública e crimes do colarinho branco, declinaram no mesmo período.

- SOLOMON MOORE

    Leia tudo sobre: hispânicos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG