Enquanto as folhas da estação mudam, chegam os anúncios de Natal

Parecendo muito que é Natal? Para os consumidores, parece que é Natal há mais de um mês. Alguns comerciantes já estão colocando anúncios e publicando conteúdos em websites sobre mercadorias, entretenimento e outras ofertas relacionadas às férias natalinas. Árvores, ingressos para teatro, viagens de férias, presépios, bonecos de neve de cristal e tem até uma Vila de Natal do New York Mets sendo divulgada em panfletos e propagandas online.

The New York Times |

Há uma razão muito simples para esse surto repentino das férias de Natal: com a economia tão frágil, comerciantes de produtos e serviços da temporada estão procurando juntar seus dólares enquanto podem.

Eu começo cedo mesmo e tem dado certo, disse Leon Gamze, presidente e executivo-chefe da Treeclassics.com em Barrington, Illinois, que vende árvores artificiais, luzes e outras mercadorias natalinas.

Quão cedo? Propagandas da Treeclassics.com começaram a aparecer nas revistas de setembro, que são publicadas em agosto. Um leitor recebeu a edição de setembro da Good Housekeeping e da Martha Stewart Living com propagandas de Gamze no dia 7 de agosto.

Para dar uma idéia da situação da economia, alguns anúncios da Treeclassics.com dizem Não perca nossa enorme seleção de orçamentos de compras para economias extras!

Embora a parte principal dos negócios seja em outubro, novembro e dezembro, de acordo com Gamze, anteceder as férias diminui aquela necessidade de fazer compras muito perto do Natal, quando a competição se intensifica.

Outros comerciantes já começaram a temporada de férias incluindo a Radio City Music Hall, que faz parte dos Sistemas Cablevision. Seu primeiro anúncio para a edição do anuário Radio City Christmas Spetacular de 2008, apresentando as Rockettes, aconteceu dia 7 de setembro na pré-estreia da edição de outono da seção de Arte e Lazer do New York Times.

O porta-voz do Radio City, Mikyl Cordova, disse que a pré-estreia de outono lança, tradicionalmente, a campanha de mídia para vender ingressos de shows, que este ano acontecerão de 7 de novembro a 30 de dezembro.

Além disso, há fornecedores de bugigangas, pequenos ornamentos de decoração e peças de coleção como a Bradford Editions, a Hamilton Colletion e a Hawthorne Village.

Eles já estão vendendo, entre outras coisas, a árvore de Natal Holiday Reflections do Thomas Kinkade, a  Hope Is Born Nativity, a Ultimate Disney Holiday Village, ornamentos com retratos dos jogadores do New York Yankees e da já mencionada Vila de Natal dos Mets, incluindo miniaturas do Estádio Shea coberto de neve com um Papai Noel do lado de fora.

Certamente, não deveríamos estar precipitando o Natal, mas é tão legal falar sobre planos futuros, disse Frances Croke Page, executivo de longa data de agências como a BBDO. Ela está começando um website sobre Nova York durante as férias de natal (ChristmastimeInNewYorkCity.com), tanto para nova-iorquinos como para turistas.

O site, desenvolvido pela What Works, uma agência de Long Island City, Queens, tem o intuito de falar sobre lugares planejados para se visitar, de acordo com Page, e não sobre lugares para se ir de última hora nas férias de Natal.

Não quero atropelar o Dia das Bruxas, ela acrescentou, rindo.

O sentimento demonstrado por Kevin McCollum, produtor do Irving Berlin´s White Christmas, um musical da Broadway com 63 datas de pré-estreia e regulares de 14 de novembro a 4 de janeiro. O primeiro anúncio do show foi dia 7 de setembro e os ingressos começaram a ser vendidos no domingo.

Você abre sua caixa de correio um dia após o Dia das Bruxas e lá estão todos aqueles catálogos de Natal, disse McCollum.

Mesmo assim, Não estou com a sensação de que está muito cedo para o Natal, ele acrescentou, referindo-se à data da campanha de seu show, criada pela SpotCo, parte da First Artist Corporation.

A data em que a peça será encenada, seu público familiar e seu tema de Natal são aspectos que pedem anúncios antecipados, McCollum disse. Se você compra quatro, seis ou oito convites de uma vez, você tem que planejar.
Planejar é também a lógica do começo de setembro para a campanha que promove visitas a New Orleans para a temporada. A campanha, da agência Peter A. Mayer Adversiting, vem com o tema Natal no estilo New Orleans.

O fato é que achamos que as pessoas que irão viajar nas férias estão planejando agora, disse Sandy Shilstone, presidente e executiva-chefe da New Orleans Tourism Marketing Corporation.

E temos pedidos de informações sobre o Natal no etilo New Orleans durante todo o ano, ela acrescentou, recebidos por e-mail, telefone e Internet (NewOrleansOnline.com).

A campanha inclui temas de férias para entretenimento, refeições, junto com taxas de hotéis com descontos do Papai Noel.

A maioria dos comerciantes mais importantes espera até 1º de novembro para decorar suas lojas para o Natal ou colocar enfeites natalinos em seus anúncios. Se começam mais cedo, podem atrair reclamações dos consumidores que preferem um calendário de compras mais tradicional.

Mas os produtos natalinos já podem ser encontrados em sites de empresas como Target ou Wal-Mart.

Gamze da Treeclassics.com disse que sua empresa muitas vezes recebe e-mails de consumidores que ficam um pouco raivosos que seus anúncios comecem tão cedo, mas é raro.

Se não estivesse funcionando para mim, eu não o faria, ele acrescentou. Não sou tão louco assim.

- STUART ELLIOTT

Leia mais sobre: Natal

    Leia tudo sobre: natal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG