Engolir sua língua enquanto tem uma convulsão é possível?

A afirmação: durante uma convulsão, você pode engolir sua língua.

The New York Times |

Os fatos: um problema com velhas lendas e mitos médicos é que às vezes eles levam pessoas bem-intencionadas a fazerem coisas pouco recomendadas. Alertados sobre o provérbio que as pessoas tendo convulsão podem engolir sua língua, bons samaritanos podem tentar forçar um objeto dentro da boca da vítima para evitar que isso aconteça.

Uma crença persistente, especialistas dizem, mas errada e potencialmente perigosa.

Engolir sua língua é literalmente impossível. Na boca humana, um pequeno pedaço de tecido conhecido como freio da língua, que fica atrás dos dentes e embaixo da língua, a mantém no seu devido lugar, mesmo durante uma convulsão.

Ryan Brett, diretor de educação do Instituto de Epilepsia de Nova York, disse que as pessoas que se deparam com uma convulsão muitas vezes pegam uma carteira, uma colher, ou um objeto sujo para colocar na boca da pessoa, para o mal dos pacientes de epilepsia. Ele disse que freqüentemente conduzia workshops de primeiros-socorros, nos quais ele tinha que desacreditar o mito.

A única coisa que acontece quando algo é colocado na boca da pessoa é que você acaba machucando a gengiva ou os dentes, ele disse. Recebemos reclamações o tempo inteiro.

A melhor maneira de ajudar, pelo contrário, é virar a pessoa para um lado para deixar os fluidos saírem da boca, travesseiro na cabeça para prevenir traumatismos cranianos e buscar ajuda médica se necessário.

Conclusão: nunca coloque um objeto na boca de alguém durante uma convulsão.

- Anahad O´Connor

    Leia tudo sobre: convulsãolínguamitos médicos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG