Em um país de fumantes, Bagdá impõe proibição ao cigarro

BAGDÁ - O Gabinete do Iraque anunciou na quinta-feira que planeja proibir o fumo dentro de estabelecimentos públicos, no que seria a primeira lei deste tipo no Oriente Médio. A lei pode ser ainda mais restritiva do que a adotada em países ocidentais, proibindo o cigarro até mesmo dentro de carros particulares.

The New York Times |

A postura é particularmente agressiva (e talvez não executável) em um país onde os cigarros custam menos de 40 centavos de dólar e fumar em áreas públicas e no ambiente de trabalho é um hábito difundido.

Mas coincide com as tentativas do governo de melhorar as condições de vida no Iraque, como a ordem emitida pelo primeiro-ministro Nouri Kamal Al-Maliki na quarta-feira para que paredes contra explosão sejam removidas de Bagdá em 40 dias.

Ainda assim, mesmo conforme o governo tenta voltar sua atenção para este tipo de assunto, as dificuldades da política iraquiana permaneceram em evidência.

O Ministério do Interior divulgou uma declaração na quarta-feira esclarecendo um anúncio anterior que dizia que uma "gangue de guarda-costas" do vice-presidente Adel Abdul Mahdi havia sido responsável por um sangrento roubo a banco no mês passado. O esclarecimento elogiou sua ajuda em prender os suspeitos.

A assessoria de imprensa de Abdul Mahdi respondeu na quinta-feira esclarecendo aquele comunicado. O roubo não envolveu uma gangue do exército iraquiano que vigia o vice-presidente, disse sua assessoria. Apenas um de seus guarda-costas esteve envolvido, agindo com criminosos de outras "unidades e instituições."

A lei anti-fumo dever ser tão turbulenta quanto esta troca de acusações. A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento e proibirá os cigarros em edifícios públicos, chancelarias do governo, cinemas, escolas e no transporte público e privado.

O vendedor de cigarros Issam Shakir Mahmoud, 84, não acredita que o plano seja uma ameaça ao seu sustento dele. "O governo não consegue controlar nem mesmo a questão da segurança", ele disse. "Como irá impor esta lei?"

Leia mais sobre lei antifumo

    Leia tudo sobre: lei antifumo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG