Eleitorado jovem de Obama faz campanha dentro de casa

Os telefonemas são diários, e-mails a todo instante. E quando voltam para casa da universidade, fazem verdadeiros discursos na mesa de jantar. Os devotos do senador Barack Obama realmente não dão trégua a seus pais.

The New York Times |



Na medida em que segue a corrida pela indicação democrata, jovens eleitores de cada candidato não fazem campanha somente de porta em porta, mas também tentam conquistar votos dentro de casa. Entretanto, os simpatizantes de Obama, que capturou a maioria dos eleitores de até 30 anos durante a temporada de prévias, parecem liderar o ranking de importunação. Eles enviam para seus pais os últimos vídeos do candidato no YouTube, fazem postagens em blogs, além de distribuírem adesivos que dizem: Fale para sua mãe votar em Obama.

Nenhuma apuração apontou que eleitores de Obama tenham tomado sua decisão com base na opinião de seus filhos, e de fato, pesquisas de boca-de-urna em todas as primárias revelaram que Hillary Clinton detém a maioria da preferência entre eleitores com idades entre 45 e 64 anos ¿ idades suficientes para serem pais dos jovens eleitores de Barack Obama.

Mesmo os políticos mencionam a forte tentativa de persuasão de seus filhos para justificar o apoio a Obama.

Essa lista de democratas inclui o senador da Pensilvânia Bob Casey, o governador do Wisconsin, James E. Doyle, senadora do Missouri, Claire McCaskill, e a governadora do Kansas, Kathleen Sebelius.

Caroline Kennedy mencionou a opinião de seus filhos enquanto justificava o motivo que a levou a optar por Barack Obama. E na última semana, o ex-presidente Jimmy Carter, um superdelegado, sutilmente falou para repórteres que seus filhos e netos apóiam Obama, embora ele afirme que fará sua própria escolha.

Desde o princípio, Obama desempenhou uma busca agressiva para atrair jovens eleitores através da internet e de uma rede ampla e eficiente dentro dos campus universitários. Esses esforços geram agora resultado: em todas as primárias democratas ( com exceção da Flórida e de Michigan), aproximadamente 6 entre 10 eleitores com menos de 30 anos votaram em Obama, de acordo com pesquisas de boca-de-urna realizada pela Edison/Mitofsky.

Embora Hillary possua uma rede nacional de voluntários estudantes, o grupo de Obama é muito mais extenso. Sites como o Kids for Obama e YrMomma4Obama fazem com que jovens convençam seus pais a votarem em Obama.

Os dois filhos adultos do governador do Wisconsin, Doyle, 62 anos, ambos negros e adotados, falam com fervor sobre a visão política de Obama. E depois, vem o neto.

Ele é um Obamaníaco completo, disse Doyle. Quando perguntei por quê, ele disse, Obama realmente vai trabalhar duro por nós. Eu pensei, é isso, na visão de uma criança de 7 anos de idade, Trabalhar duro e por nós.

-Jan Hoffman

Leia mais sobre: eleições nos EUA



    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG