livre do mundo, diz Ahmadinejad - New York Times - iG" /

Eleição iraniana foi a mais livre do mundo, diz Ahmadinejad

Na terça-feira o presidente Mahmoud Ahmadinejad fez seu primeiro discurso televisionado desde a disputada eleição presidencial iraniana, dizendo que o processo foi o mais livre e mais saudável do mundo, enquanto líderes da oposição buscavam revitalizar seu movimento exigindo o fim da repressão governamental e a libertação de centenas de manifestantes.

The New York Times |

Diante de uma oposição religiosa e política cada vez maior, Ahmadinejad tentou conseguir apoio para seu segundo mandato, cuja legitimidade tem sido questionada antes mesmo de começar, adotando  uma linguagem conciliadora mesmo conforme seus aliados nos serviços de segurança trabalham para extinguir as últimas forças da oposição.

Apesar de reprimir os protestos de rua, a oposição promete continuar seu movimento contra o que chama de uma eleição fraudulenta, planejando grandes comícios para quinta-feira em três cidades do país, que o governo já tenta impedir.

Os candidatos derrotados na eleição Mir Hossein Moussavi e Mehdi Karroubi, além do ex-presidente Mohammad Khatami,  emitiram uma declaração conjunta na segunda-feira exigindo o fim da repressão, na qual centenas de figuras políticas, intelectuais, jornalistas e manifestantes foram presos desde a eleição do dia 12 de junho.

"A inútil onda de prisões deve acabar imediatamente e todos os que foram presos sem terem cometido crimes devem ser libertados", afirma a declaração publicada no site de Moussavi. Também critica o "Estado de segurança" imposto desde o pleito, alertando que a repressão contínua "radicalizaria as atividades políticas".

Moussavi também conheceu familiares de prisioneiros na segunda-feira, onde ele disse que que continuará a protestar "dentro do que é permitido por lei" mas acrescentou que o governo "perdeu a confiança do povo, um elemento importante para autoridade de um país".

Leia mais sobre Irã

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG