Editorial: uma disputa californiana

Dois casais moram lado a lado em Sunnyvale, Califórnia. Um planta sequóias e dirige um Prius. O outro instala painéis solares e dirige um carro elétrico. O casal do painel solar processa o casal das sequóias pois as árvores bloqueiam o sol e tornam os painéis menos eficientes.

New York Times |

Isso só poderia acontecer na Califórnia, você pensa, e tem razão. A Califórnia tem mais pessoas eco-conscientes por metro quadrado do que qualquer outro lugar e, ocasionalmente, elas entram em conflito com os outros.

Ainda assim existe uma razão mais séria para essa história de briga entre vizinhos - contada por Felicity Barringer no The New York Times de segunda-feira - ter ocorrido na Califórnia e não em outro lugar: nenhum outro Estado patrocina, legitima e recompensa virtudes ecológicas.

A Califórnia sempre foi um lugar inovador. Aprovou leis que controlam a poluição do ar por automóveis em 1966, muito antes do Congresso. Desde 1982 o Estado compensa serviços públicos que auxiliam os consumidores a se tornarem mais eficientes, chega a recompensá-los por venderem menos energia e não mais.

Em 2006 o governador Arnold Schwarzenegger aprovou uma medida que exige que construtoras ofereçam aos compradores de imóveis a opção de adotar painéis solares. O valor deste de de outros benefícios se reflete em uma estatística dramática: apesar de contar com um  crescimento econômico robusto, o uso de energia elétrica no Estado se mantém constante há 20 anos, enquanto no restante do País ele cresceu 50%.

A Califórnia também está muito adiante de Washington em relação às mudanças climáticas, regulamentando emissões de dióxido de carbono por veículos e tomando as medidas necessárias para reduzir a emissão em escala industrial dos gases causadores do efeito estufa em 25% até 2020.

Claro que haverão custos associados à essa virtude e, para alguns - como os casais de Sunnyvale - haverá muita disputa e briga. Mas a alternativa é um planeta menos hospedeiro, então esses parecem sacrifícios pequenos.

    Leia tudo sobre: califórnia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG