Editorial: Gestão Obama é a mais transparente de tempos modernos

Transparência não acontece com facilidade em Washington, onde os arquitetos de acordos e aqueles em busca de favores preferem trabalhar nas sombras. Mas a gestão Obama está adotando uma medida crucial a caminho da abertura, com a ordem do presidente para que a lista dos milhares de visitantes que passam pela Casa Branca mensalmente seja publicada na internet.

The New York Times |

Quando vice-presidente, Dick Cheney favoreceu o sigilo na Casa Branca, notoriamente se recusando a fornecer os nomes dos magnatas corporativos que visitaram a mansão executiva para criar políticas energéticas. Mas a gestão Clinton não foi menos reservada sobre seus angariadores de fundos e outros favorecidos que também passaram por lá.

A política exigirá a publicação rotineira das listas compostas pelo Serviço Secreto três ou quatro meses depois das visitações na Casa Branca. A publicação incluirá o nome do visitante, quem solicitou a reunião, onde ela foi realizada e quanto tempo durou.

Há exceção para assuntos de segurança nacional e visitantes sensíveis, como alguém sob consideração sigilosa para uma indicação à Suprema Corte. Mas o presidente Barack Obama promete aos cidadãos muito mais sobre "que vozes estão sendo ouvidas no processo político".

Foi preciso um processo judicial movido pelo grupo Citizens for Responsability and Ethics in Washington (Cidadãos para Responsabilidade e Ética em Washington, em tradução literal), para lembrar a gestão das promessas de campanha de Obama sobre uma nova era de franqueza. Depois de uma revisão, o presidente ordenou a política.

Esperamos que a Casa Branca atrase um pouco mais a publicação para que os nomes sejam mais pertinentes a assuntos em andamento. No entanto, esta gestão já está em curso de se tornar a mais transparente dos tempos modernos, com iniciativas como o website Data.gov que permite que cidadãos comuns acessem enormes quantidades de informações de agências federais.

Leia mais sobre Casa Branca

    Leia tudo sobre: casa brancalobby

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG