Diabetes e depressão estão relacionadas, aponta estudo

Pessoas deprimidas podem ter um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2, e quem sofre de diabetes pode ter um maior risco de ter depressão. Um estudo publicado em 18 de junho no Jornal da Associação Médica Americana sugere um novo nível de complexidade no relacionamento entre as doenças.

The New York Times |

Pesquisadores estudaram 5.201 pessoas com diabetes tipo 2 e determinaram o risco de desenvolver a doença com e sem sintomas de depressão ao longo de três anos. A incidência de diabetes aumentou 1,1 vezes para cada cinco pontos de aumento em escores de um questionário sobre depressão.

Eles então examinaram 4.847 pessoas sem sintomas depressivos e calcularam o risco de desenvolvimento de depressão entre pessoas com e sem diabetes. Surpreendentemente, pessoas com diabetes ou pré-diabetes não-tratadas tinham menor probabilidade de ficar depressivas, mas aqueles sendo tratados por diabetes tipo 2 tinham o risco relativo de depressão aumentado em mais de 50% em comparação com pessoas sem diabetes.

As complicações e apreensões decorrentes da diabetes podem aumentar o risco de depressão, diz a Dra. Sherita Hill Golden, autora e professora associada de medicina em Jonhs Hopkins. E em nosso estudo, as pessoas que tiveram depressão comiam mais, fumavam mais e eram mais obesas, fatores que podem aumentar o risco de diabetes.

    Leia tudo sobre: depressãodiabetes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG