Dia das Bruxas complica vida de cidades nos Estados Unidos

Por cair este ano em um domingo, ritual do 'doces ou travessuras' terá outra data em alguns lugares

The New York Times |

A data do Dia das Bruxas é uma das mais fáceis de lembrar: 31 de outubro. Nada daquelas datas estranhas, como a primeira terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro (como o dia da eleição), nada como a quarta quinta-feira em novembro (Dia de Ação de Graças) ou a segunda segunda-feira em outubro (quando o Canadá celebra o Dia de Ação de Graças). É simplesmente o último dia de outubro.

Mas este domingo, 31 de outubro, não será tão simples assim. Em todo o país, as pessoas estão se preparando para o dia ideal de fantasias. Em algumas cidades, os moradores decidiram comemorar o Dia das Bruxas no sábado, para preservar a pureza do sabá cristão, enquanto outros preferem não ter de escolher entre o Dia das Bruxas e futebol americano universitário. Há até mesmo quem prefira a segunda-feira.

Autoridades na cidade de Savannah, condado de Chatham, na Geórgia, também invocaram um terceiro motivo: o desejo de tirar o Dia das Bruxas em uma noite que não prejudique as aulas no dia seguinte. Assim, eles pensaram nos moradores fazendo sua peregrinação por “doces ou travessuras” na noite de sábado.

"Você está no cinturão da Bíblia", disse Laura Raschke, 37 anos, caixa da loja LifeWay Christian, que apoiou a mudança. "A religião é sempre um motivo, mas para nós também pesa a escola. Nós temos crianças que saem de casa por volta das 6h da manhã".

O prefeito de Savannah, Otis S. Johnson, diz que "o domingo é o sabá cristão". "Mas uma vez que as comemorações do Dia das Bruxas normalmente ocorrem à noite e o sabá judaico termina ao pôr-do-sol, nós não estaríamos desrespeitando-os também", disse. "Além disso, os muçulmanos praticam suas orações às sextas-feiras. Então, se houvesse preocupações religiosas, nós cobrimos todas elas".

O raciocínio de Johnson, no entanto, não foi bom o suficiente para o colunista Tom Barton, do jornal Savannah Morning News. Na quarta-feira, ele escreveu que Johnson havia violado a regra de Linus, o personagem da turma do Snoopy, que certa vez disse: "Há três coisas que eu aprendi a nunca discutir com as pessoas: religião, política e a Grande Abóbora".

Regra

O condado de Chatham não está sozinho na sua desobediência à regra Linus. Cidades no condado de Washington, Oklahoma, também terão rituais de "doces ou travessuras" no sábado. Na Paróquia de Livingston, Louisiana, os líderes locais se posicionaram contra uma parte do código da paróquia que afirma que quando o 31 de outubro cair em um domingo, "doces e travessuras serão servidos na segunda-feira seguinte, dia 1º de novembro".

Em Oxford, Mississipi, o Dia das Bruxas permanecerá no domingo, embora a cidade tenha encorajado o ritual no sábado. "Basicamente, temos pessoas vindo de Auburn e de outros lugares. Teremos uma enorme multidão", disse o prefeito George Patterson. "Nós esperamos cerca de 100 mil pessoas, portanto não parecia muito prático alterar a data".

*Por Mark Oppenheimer e Kim Severson

    Leia tudo sobre: dia das bruxaseuafantasias

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG