Corretores de imóveis se reúnem para aprender como lucrar com desapropriações

PALM DESERT - A comemoração começou no sábado, com música e drinques ao lado da piscina, conforme os presentes trocavam cartões e comparavam anotações sobre técnicas bem-sucedidas para despejar moradores que tentam permanecer em propriedades que pertencem aos bancos, um processo que chamam de dinheiro pelas chaves.

The New York Times |

NYT

Encontro de corretores de imóveis ensina como lucrar com a crise

Bem-vindos à conferência de primavera Reomac 2009, que reuniu quase três mil corretores de imóveis e gerentes de propriedade neste luxuoso resort. A multidão aproveitava a festa com um gosto incomum durante uma era de recessão.

Estas pessoas estão lucrando com o aumento do número de desapropriações no país.

REO significa "Real Estate Owned" (ou Imóvel Pertencente, em tradução livre) o termo que os banqueiros utilizam para designar as casas que desapropriaram. Reomac é o grupo do setor que negocia hipotecas inadimplentes, especializado em vender o Sonho Americano falido.

"Os negócios vão muito bem", disse Darren Johnson, um agente REO da área de Detroit, que lidou com a venda de cerca de 180 propriedades tomadas por bancos no ano passado. "Nunca foram melhores".

A conferência deste ano se concentra no chamado "tsunami REO", que não se refere a qualquer desastre natural mas à enchente de cerca de 700 mil propriedades pertencentes aos bancos no mercado do país. Em 2006, este número era de apenas 100 mil.

O tsunami se nivelou um pouco nos últimos meses, por causa das moratórias impostas à desapropriação por grandes bancos e pela gestão Obama. Mas as agências de imóveis não se preocupam pois a enchente deve continuar nos próximos anos e provavelmente ainda não atingiu o seu auge.

Em fevereiro, quase 45% dos imóveis vendidos em todo o país eram REO ou as chamadas vendas curtas, nas quais os proprietários, endividados, vendem o imóvel por um valor menor do que o da hipoteca, de acordo com a Associação Nacional de Corretores. As vendas intensificaram um declínio nacional no valor dos imóveis. Casas REO vendem tipicamente com 20% de desconto.

Seminários educacionais acontecem nesta segunda e terça-feira, nos quais os participantes podem aprender como a enorme onda de desapropriações de imóveis comerciais virá depois.

Eles também aprendem como lidar com os imóveis desocupados, como piscinas descuidadas, bem como o que fazer quando encontram uma casa com animais de estimação abandonados.


Leia mais sobre corretor de imóveis

    Leia tudo sobre: corretor de imóveis

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG