Condado americano de Orange já não pertence mais a Nixon

Reflexo de mudanças demográficas, percentual de eleitores republicanos registrados caiu para 43%, o menor nos últimos 70 anos

The New York Times |

Por mais de 50 anos o Condado de Orange foi símbolo nacional do conservadorismo: berço do presidente Richard M. Nixon e casa de John Wayne, um bastião da Sociedade John Birch, a terra dos laranjais e da riqueza. Enfim, a região da Califórnia onde candidatos presidenciais republicanos sempre encontravam uma audiência simpática.

Mas esse condado icônico de 3,1 milhões de habitantes mudou. Em junho, o percentual de eleitores republicanos registrados caiu para 43%, o menor em 70 anos.

The New York Times
Serviços em línguas diferentes demonstram miscigenação e mudanças no reduto de tradição republicana
Esse é o último sinal da mudança demográfica, étnica e política que está atingindo o condado e desafiando opiniões antiquadas sobre esta região cuja reputação se estende bem além das fronteiras de seu Estado.

No fim de 2009, quase 45% dos moradores do condado falavam uma língua diferente do inglês em casa, segundo oficiais do município. Os brancos compõem apenas 45% da população - esse condado está repleto de famílias hispânicas, bem como de vietnamitas, coreanas e chinesas. A percentagem de residentes nascidos fora do país saltou de 6% por cento em 1970 para 30% em 2008, e visitas a alguns de seus cantos podem parecer uma viagem a uma terra estrangeira.

As alterações demográficas do condado refletem o que está acontecendo em todo o Estado e em grande parte do país. Aconteceu de forma lenta mas seguramente, ao longo de uma geração, tornando-se cada vez mais evidente não apenas nas 34 cidades que formam este condado de 1.300 km ao sul de Los Angeles, mas também, mais recentemente, nos resultados da eleição presidencial.

Obama

Em 2008, o presidente Barack Obama recebeu 48% dos votos aqui contra o senador John McCain, do Arizona.

The New York Times
Alguns imigrantes, como os vietnamitas em geral, costumam ser mais conservadores e republicanos
O Condado Orange não é único por ser uma região republicana na Califórnia. Mas esse condado sempre se vangloriou de ser conservador, o anti-Los Angeles, uma terra de condomínios fechados e grande riqueza que conseguiu produzir um fluxo contínuo de celebridades conservadoras.

Orange continua a ser um condado republicano, pelo menos relativamente: o fluxo de imigrantes certamente não equivale a uma conquista democrata automática, aqui ou em qualquer outro lugar do país.

Muitos imigrantes vietnamitas são socialmente conservadores e preferem os republicanos. Até a recente identificação do Partido Republicano com medidas duras sobre imigração nos últimos anos, os eleitores latinos também eram claramente republicanos. A maioria dos oficiais eleitos no condado Orange é republicana.

Mas a textura política do condado, que é maior em população do que os Estados de Nevada e Iowa, está mudando e muitos oficiais dizem que é apenas uma questão de tempo antes dos republicanos começarem a perder cargos oficiais.

*Por Adam Nagourney

    Leia tudo sobre: republicanoseuaorangeimigrantes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG