Comentário: A teoria de Stump

Nesta terça-feira, um cachorro da raça Spaniel de Sussex, de 10 anos, chamado Stump ganhou o Best in Show, no Clube Kennel de Westminster, tornando-se o cachorro mais velho a ganhar o título do evento em 133 anos de história. Esse é outro sinal da tendência que está surgindo em 2009: o velho está na moda.

The New York Times |

Isso não era exatamente o que estávamos esperando da era Obama. Quando um homem de 47 anos se tornou presidente ao derrotar seu oponente de 72 anos, havia muitas razões para se pensar que a moda está indo na direção da juventude.

Por um minuto ou mais isso pareceu certo. O cargo mais elevado do gabinete foi ocupado por Timothy Geithner, 47. Quanto ao banco do pacote de resgate, uma pessoa com 35 anos ficou encarregada do Gabinete de Estabilidade Financeira. Hillary Clinton, 61, irá para Bangalore e Pequim, deixando um substituto de 42 anos em sua cadeira no Senado. Não sobrou quase ninguém em Washington que saberia o que foi o Sputnik. Deixe em paz as palavras The Ballad of Davy Crokett.

Agora, com menos de um mês da nova administração, temos um retrocesso de gerações. Todos que assistiram Geithner explicando como iria resgatar o sistema bancário acharam que ele pareceu um jovem inexperiente. Cadê a gravidade quando precisamos dela? Hora de trazer o economista Paul Vocker, 81, de volta.

Enquanto isso, os grande heróis nacionais são o piloto da US Airways Sully Sullenberger, 58, e os comissários de bordo Donna Dent, 51, Sheila Dail, 57, e Doreen Welsh, 58. Vamos admitir, quando entramos em um avião nos dias atuais, nos sentimos preocupados se a tripulação parece como se estivessem para se aposentar.

O astro de cinema da hora é Mickey Rourke, 56. Rourke se preparou realmente durante toda sua vida para esse momento, graças a algumas mudanças interessantes de estilo de vida, parece que ele tem 56 anos desde 1987.

Será um plano de baby-boom? Em 1972, Russel Baker do The New York Times apontou que as pessoas que ele considerava crianças não pareciam estar reproduzindo. Baker concluiu que a geração de Woodstock estava conspirando para reduzir a taxa de natalidade para que pudessem sempre ser a maioria e pudessem continuar sendo crianças para o resto da vida.

E o que você sabe? Mick Jagger ainda está em turnê.

Minha própria teoria é de que estamos testemunhando a defesa do mecanismo despertada pela desagradável economia atual. Parece que ninguém nunca conseguirá bancar a aposentadoria. Estamos caminhando para uma era na qual consertar o carro ou ser operar as amígdalas com alguém de 75 anos será normal.

Enquanto isso, os jovens terão que ficar na escola e manter a cabeça baixa porque os mais velhos não têm nenhuma intenção de criar vagas de emprego em um futuro próximo. Então é melhor se reajustarmos nossas ideias e começar a respeitar todos como se tivessem 20 anos a menos do que parece. Então nos sentiremos muito melhor quando um carteiro de 80 anos vier nos entregar uma carta e isso inclui um pedido de dinheiro vindo de seu filho de 38 anos que está fazendo trabalho de pós-pós-pós-doutorado no Estado de Ohio.

Ao menos, isso será uma boa notícia para qualquer pessoa com menos de 40 anos que estiver em apuros. Se o nadador olímpico Michael Phelps e o punho-de-ferro Alex Rodriguez do New York Yankees tem problemas com drogas, quem se importa? Na nova forma ajustada de ver o país, Phelps é apenas um bebê e Rodriguez mal entrou na puberdade.

E no lugar deles, temos Stump. Você deve ter perdido sua grande ascensão na noite de terça. Estranhamente, O Show de Cachorro do Clube Kennel de Westminster não recebe tanta atenção quanto o Super Bowl, mesmo que o número de americanos que têm cachorros seja muito maior do quel aqueles que jogam futebol. Talvez, se o músico Bruce Springsteen, 59, fizesse um show de meio período em Westminster envolvendo grandes quantidades de pulos e escorregadas no palco para a câmera, as coisas poderiam ser diferentes.

Stump, cujos hobbys são dormir e dormir, na verdade se chama Champion Clussexx Three D Grinchy Glee, mas ninguém da idade dele pode se lembrar de tudo isso. Depois de uma exercitada renovadora que envolve uma caminhada rápida pela garagem, ele trotou até o palco e varreu o chão com seu concorrente mais novo, o mais notável dos quais era um poodle que foi concebido por meio de um sêmen de 25 anos de um campeão morto há muito tempo, chamado Snapper.

Stump teria 70 anos se fosse humano, mas Snapper ¿ uau. Mesmo com o fato de que estava congelado, o esperma de Snapper teria o equivalente a 150 anos.

E assim vai. Nessa semana, no Grammy Awards, um ou outro prêmio foi para Alison Krauss, 37, artista de bluegrass, que fez uma escolha esperta em sua carreira de casar com o ex-membro do Led Zeppelin Robert Plant, 60. Nos velhos tempos, chamaríamos isso de se vender, disse Plant enquanto recebia seus cinco prêmios.

Talvez não se vender também volte à moda. Mas se não sobrar ninguém para fazer compras, será que...

Por GAIL COLLINS

    Leia tudo sobre: crise economia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG