Ciência para a Copa do Mundo: Quem é o melhor jogador de futebol?

Professor da Universidade de Northwestern cria método de análise para avaliar jogadores

The New York Times |

Durante a Copa do Mundo, a dúvida mais instigante do planeta é: Quem é o melhor jogador de futebol do mundo?

Agora, um sistema científico de análise estatística poderá encerrar todos os debates futebolísticos sobre Pelé, Maradona, Ronaldo, Ronaldinho e outros. Bem, pelo menos esse é o sonho de um especialista em estatística.

O novo método de análise devora estatísticas "escondidas" para estabelecer uma avaliação objetiva dos principais jogadores de futebol do mundo, anunciaram os cientistas amantes do futebol no dia 16, por meio de um estudo publicado na revista PLoS ONE.

Como qualquer torcedor apaixonado, Luis Amaral gosta de comparar o desempenho de seus jogadores favoritos. Ao contrário de outros torcedores, no entanto, ele tem um interesse profissional na compreensão de como as equipes funcionam - especialmente as vencedoras, seja na Copa do Mundo ou em outros campeonatos.

AP
Sergio Ramos participa de treinamento na Copa ao lado do técnico Vicente Del Bosque: zagueiro teve bom desempenho comprovado cientificamente
"Uma equipe pode estar trabalhando muito bem, mas não somos capazes de entender quanto cada membro do time está contribuindo", explicou Amaral, professor de Engenharia Química e Biológica da Universidade Northwestern. "Queremos ser capazes de quantificar a contribuição de cada um dos membros da equipe", disse, descrevendo a análise de times de futebol e a de redes sociais.

A ciência que estuda a Copa do Mundo analisa "redes de fluxo". Ao contrário, por exemplo, do beisebol, o futebol tem poucas estatísticas mensuráveis. Entre outras coisas, a capacidade de marcar gols é limitada, o que pode, por exemplo, ocultar o impacto dos jogadores que tiram a bola dos adversários ou armam jogadas boas com passes essenciais, mas sem glamour.

Mas uma quantidade sem precedentes de dados estatísticos foi coletada durante a Liga dos Campeões da Uefa em 2008, cuja final é provavelmente o maior evento esportivo europeu.

A análise de cada passe criou dados que representavam uma ótima oportunidade para Amaral. Sua equipe criou um software para entender as estatísticas e mapear as "redes de fluxo", as rotas que a bola toma entre os jogadores.

"Conseguimos fazer simulações computadorizadas de cada passe e descobrir quais são os caminhos por meio de (certos) jogadores que têm mais chances de resultar em finalizações ou gols", explicou. Quanto mais vezes a bola passava por um jogador e resultava em finalizações, melhor o desempenho desse jogador. Quais foram os jogadores que se saíram melhor?

Cientificamente, os quatro primeiros jogadores da Liga dos Campeões de 2008 jogaram na equipe campeã espanhola, incluindo o zagueiro Sergio Ramos e o meia Xavi Hernandez, que empataram em primeiro lugar. Ambos estão jogando na seleção da Espanha na Copa do Mundo de 2010.

Jogadores holandeses e portugueses também obtiveram posições elevadas. A análise estatística muitas vezes equivale à opção de muitos especialistas em futebol.

Grandes torneios internacionais como a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo atraem centenas de especialistas de diversas origens.

Mas cada crítico de futebol tem suas próprias inclinações, como o amor que Amaral admite ter pela seleção de Portugal, sua terra natal. Mas o professor ficou muito contente ao ver que os rankings dos melhores jogadores de futebol do mundo elaborados por especialistas foram espelhados nos resultados do novo sistema.

Três dos cinco maiores jogadores da Liga dos Campeões eleitos pelo computador também foram indicados para a Seleção do Torneio, um time teórico formado pelos melhores jogadores e escolhido por um painel de técnicos. Curiosamente, Ramos, que liderou o ranking do computador, não entrou para o time, embora seu companheiro Hernandez tenha garantido uma vaga.

Então, quem vai ser o rei da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul? Devemos saber em breve.

"Durante a Copa do Mundo, a Fifa está disponibilizando essas estatísticas online, então qualquer um pode ver as matrizes dos passes", disse Amaral. "Estamos em vias de repetir o estudo."

Quais os melhores jogadores da história da Copa do Mundo?

Algum dia, os jogadores atuais poderão ser cientificamente comparados com os melhores jogadores de todos os tempos.

"Acho que é muito legal que tenhamos uma maneira de comparar o desempenho de jogadores diferentes em torneios diferentes", disse Amaral. "E, em torneios anteriores, tivemos jogadores dos quais todos se lembram - como Pelé, Maradona, e Beckenbauer, com suas atuações incríveis", disse.

"Se alguém tivesse os dados daqueles jogos poderíamos realmente chegar a uma pontuação sobre os desempenhos dos jogadores. Poderíamos ver quais foram os melhores jogadores de todos os tempos."

* Por Brian Handwerk

    Leia tudo sobre: Copa do MundofutebolestatísticaLiga dos Campeões

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG