CIA confirma ter enganado o Congresso dos EUA durante anos

WASHINGTON - O diretor da CIA, Leon E. Panetta, disse ao Comitê de Inteligência da Câmara em um testemunho a portas fechadas que a CIA escondeu ações significativas do Congresso de 2001 até o mês passado, afirmaram sete membros democratas do painel.

The New York Times |

Em uma carta do dia 26 de junho que fala sobre o testemunho de Panetta, os democratas disseram que a agência "enganou membros" do Congresso durante oito anos sobre questões consideradas confidenciais, que não foram detalhadas.

"Isso se parece com outros enganos dos quais temos conhecimento", disse a carta, divulgada na quarta-feira pelo representante Rush D. Holt, um de seus autores.

Em entrevista, Holt se recusou a revelar a natureza do que  foi enganado pela CIA. Mas ele disse, "Nós não estaríamos fazendo isso se fosse algo simples".

O presidente do Comitê de Inteligência da Câmara, o representante Silvestre Reyes, se referiu às informações de Panetta em uma carta ao responsável pelo comitê, o representante Peter Hoekstra de Michigan. Reyes escreveu que o comitê "foi enganado e não recebeu informações completas e (em pelo menos uma ocasião) foi alvo de mentiras".

A questão da sinceridade da CIA em relação ao comitê que fiscaliza suas operações tem sido disputada desde que a oradora Nancy Pelosi acusou a agência de não revelar em um encontro em 2002 que usava o afogamento como tática de tortura em suspeitos de terrorismo.

Pelosi disse que a agência constantemente enganou o Congresso, apesar de depois ter afirmado que pretendia culpar a gestão Bush e não oficiais da agência de inteligência.

Desde então, os republicanos dizem que a reclamação de Pelosi foi um ataque sem garantias à integridade dos agentes que combatem o terrorismo e exigiram uma investigação. Os democratas rejeitaram a exigência.

Em uma declaração na noite de quarta-feira, o porta-voz da CIA, George Little, afirmou que a agência "tomou a iniciativa de notificar os comitês" a respeito de erros passados. Ele disse que a agência e Panetta "acreditam que é vital manter o Congresso completamente informado".

Leia mais sobre CIA

    Leia tudo sobre: ciacongresso dos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG