Cérebro tem capacidade visual subconsciente mesmo em cegos, diz estudo

O homem, um médico que ficou cego depois de dois derrames, se recusou a fazer parte do experimento. Ele não podia ver nada, disse, e não tinha interesse em andar através de obstáculos colocados em um corredor em nome da ciência. Por que se dar ao trabalho?

The New York Times |

Acordo Ortográfico

Quando ele finalmente fez o teste, no entanto, algo incrível aconteceu. Ele ziguezagueou pelo corredor, desviando de uma lata de lixo, de um tripé, de uma pilha de papéis e de diversas caixas como se pudesse ver exatamente aonde ia.

O estudo, que incluiu inúmeras análises do cérebro, é a demonstração mais dramática até hoje da existência da chamada visão cega, a habilidade inata de sentirmos as coisas usando um primitivo sistema visual da região subcortical de forma inconsciente.

Os cientistas relataram casos de visão cega em pessoas com danos parciais aos lóbulos visuais. O novo relatório é o primeiro a mostrar a existência dela em uma pessoa com os lóbulos visuais (localizados um em cada hemisfério, debaixo do crânio na parte traseira da cabeça) totalmente destruídos. A descoberta sugere que pessoas com ferimentos similares podem conseguir recuperar alguma capacidade visual usando a prática.

O homem do novo estudo, um africano que vive na Suíça, sofreu dois derrames aos 50 anos, com poucas semanas entre eles, e estava completamente cego. Ao contrário de pessoas com danos visuais leves, ou cegueira congênita na qual o sistema visual se desenvolve anormalmente, seu cérebro se encontrava saudável, bem como seus olhos, então foram necessários alguns instrumentos para estimular sua visão subconsciente.

Os pesquisadores realizaram exames de ressonância em seu cérebro para ver os danos causados, descobrindo evidências de atividade visual no córtex. Eles descobriram que o homem navegou usando a ecolocalização, da mesma forma que os morcegos.

O homem ficou surpreso com o resultado.

Por BENEDICT CAREY

Leia mais sobre cegueira

    Leia tudo sobre: cegueira

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG