Camaleão tem camuflagem personalizada para a ameaça

Para uma criatura que precisa enfrentar diversos tipos de predadores, pode ser muito útil ter uma estratégia defensiva diversificada ¿ ajustando a aparência ou o comportamento dependendo do inimigo. Como os camaleões são famosos pela habilidade de ajustar sua aparência, teriam eles uma abordagem de defesa definida pelo tipo de predador? Em um artigo em Biology Letters, os pesquisadores descrevem um camaleão que tem.

The New York Times |

Devi Stuart-Fox, pesquisador da Universidade de Witwatersrand na África do Sul, atualmente na Universidade de Melbourne na Austrália, estudou, juntamente com colegas, como o camaleão anão de Smith, ou Bradypodion taeniabronchum, reage a dois predadores comuns, um pássaro e uma cobra.

O comportamento do camaleão é o mesmo em ambos os casos. Ele permanece imóvel em um tronco ou galho e rapidamente muda de cor. Mas os pesquisadores descobriram que o camaleão mudou de cor mais rapidamente para combinar com o tronco ou galho quando o predador era um pássaro.

Pássaros têm melhor discernimento de cores, então não é de se surpreender que o camaleão seria mais preciso em sua camuflagem para se defender do pássaro. Mas a diferenciação de cores é tão pobre com as cobras, dizem os pesquisadores, que mesmo com menor precisão na combinação de cores, aos olhos das cobras o camaleão parece melhor do que aos olhos do pássaro.

Considerando o esforço fisiológico do camaleão para mudar de cor, este pode ser um caso do animal fazendo somente o que precisa e nada mais.

    Leia tudo sobre: camaleão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG