Cadeira de Biden no Senado será ocupada por chefe de sua equipe

WASHINGTON - O senador Joseph R. Biden Jr. de Delaware será substituído no Senado americano por seu assistente de longa data, Edward Kaufman, quando ele assumir o cargo de vice-presidente.

The New York Times |

Acordo Ortográfico

A governadora de Delaware, Ruth Ann Minner, anunciou na segunda-feira que indicaria Kaufman, chefe da equipe do Senador há 19 anos e seu amigo pessoal, para ocupar o cargo até 2010. Kaufman, 69, disse que pretende se aposentar em dois anos, deixando aberta a possibilidade de que o procurador-geral do Estado e filho de Biden se candidate nas próximas eleições.

Em declarações feitas em Wilmington, Delaware, depois que sua indicação foi anunciada, Kaufman disse que querer "deixar claro que estou contente em me aposentar em dois anos".

"Eu não acho que o senador de Delaware deva passar os próximos dois anos preocupado com uma possível reeleição", ele disse.

AP
Biden: substituído no Senado
Assessores de Biden, segundo os quais ele ficou feliz com a indicação, disseram que ele planejava se aposentar nos próximos 40 ou 50 dias mas a data exata não foi anunciada. Biden ganhou a reeleição a seu sétimo mandato, concorrendo simultaneamente com sua aposta pela vice-presidência, e começaria este mandato no dia 6 de janeiro.

Em sua declaração, Biden não escondeu o fato de que gostaria de ver seu filho no cargo, mas Beau Biden, 39, disse que não aceitaria uma indicação e que quer cumprir sua obrigação com o Exército da Guarda Nacional de Delaware no Iraque.

"Caso ele opte por concorrer ao Senado no futuro terá que se candidatar e ganhar por si mesmo", disse o vice-presidente eleito em sua declaração, notando que a indicação de Kaufman significaria "terreno justo" para quem quiser se candidatar em dois anos. "Os eleitores irão decidir".

Tanto Minner quanto Biden atestaram a familiaridade de Kaufman com os problemas de Delaware, conquistada ao longo de seu trabalho com o gabinete do vie-presidente eleito. "Suas opiniões políticas são parecidas com as do senador Biden e ele não precisará aprender nada no trabalho", disse a governadora em declaração.

Biden foi eleito ao Senado aos 29 anos e tem sido presidente dos comitês Judiciário e de Relações Exteriores.

Por CARL HULSE

Leia mais sobre Biden

    Leia tudo sobre: bidenobama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG