Bush faz seu primeiro discurso como ex-presidente

TORONTO - Apesar do ex-presidente George W. Bush não ser popular no Canadá, na terça-feira o país se tornou o primeiro a testemunhar um discurso seu desde que deixou o cargo.

The New York Times |

AP
Bush acena ao deixar o Canadá
Bush acena ao deixar o Canadá
Calgary, Alberta, local do discurso, é lar da indústria do petróleo e gás e base do poderoso Partido Conservador, do primeiro-ministro Stephen Harper.

Rob Saliterman, porta-voz de Bush, disse que o local escolhido para o discurso não passou de uma coincidência. A data, juntamente com outros compromissos para discurso, foram arranjados pela Junta de Oradores de Washington, que tem como clientes celebridades e políticos. Bush foi contactado no mês passado.

O discurso de Bush foi fechado aos repórteres, uma decisão que segundo Saliterman foi tomada pelos organizadores locais, a companhia de gerenciamento de eventos tinePublic.

"Por razões óbvias, este foi seu primeiro evento e é preciso ajeitar as coisas, então o melhor é não convidar a imprensa", disse Christian Darbyshire, sócio da tinePublic.

Um participante, que falou sob condição de anonimato, disse que Bush parecia falar sem acompanhar o texto em uma tela e poucas vezes consultando anotações.

Suas palavras continham poucas surpresas, de acordo com o participante. Talvez almejando o público local, Bush falou contra o protecionismo comercial nos Estados Unidos. Ainda que tenha alertado contra a prolongada intervenção governamental na economia, ele também criticou a comunidade financeira dizendo: "Wall Street ficou bêbada e nós é que estamos de ressaca".

Bush disse que espera que o presidente Barack Obama tenha sucesso, acrescentando: "Ele merece meu silêncio e se quiser minha ajuda, será bem-vindo".

Por IAN AUSTEN


Leia mais sobre Bush

    Leia tudo sobre: bush

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG