MoveOn.org para formar um comitê de ação política que irá pressionar o Partido Democrata para que se posicione mais à esquerda." / MoveOn.org para formar um comitê de ação política que irá pressionar o Partido Democrata para que se posicione mais à esquerda." /

Blogueiros formam grupo de ação política liberal para pressionar Obama

WASHINGTON - Um grupo de blogueiros liberais diz estar se reunindo com trabalhadores organizados e o http://moveon.org/ target=_topMoveOn.org para formar um comitê de ação política que irá pressionar o Partido Democrata para que se posicione mais à esquerda.

The New York Times |

Pedindo doações a seus leitores, os blogueiros dizem que planejam recrutar candidatos para que desafiem os democratas mais centristas agora no Congresso, conhecidos como "cães azuis".

A formação do grupo é mais um passo na evolução da blogosfera, que se mostrou eficiente ao encorajar ativistas partidários a doarem dinheiro e tempo a campanhas políticas, especialmente em disputas regionais.

Mas também mostra um problema persistente para o presidente Barack Obama, cujos esforços de construir uma coalizão governante mais ampla (geralmente temperando suas posições mais liberais) já irritou alguns de seus defensores da esquerda.

A nova organização é de muitas maneiras o equivalente liberal do Club for Growth (Clube para o Crescimento, em tradução livre), um grupo conservador que financiou desafios primários contra republicanos que acredita serem insuficientemente dedicados aos cortes tributários e governos de poucos gastos.

Os organizadores do novo grupo, intitulado Accountability Now (Prestação de Contas Agora, em tradução livre), não gostam da comparação, dizendo que não oferecem testes limitados em questões individuais aos candidatos. Eles dizem que irão principalmente apoiar os desafios primários quando houver evidência de que um legislador está deixando de representar seus constituintes.

Ainda assim, em uma ligação em conferência, eles falaram sobre favorecer Obama para que persiga políticas liberais sem medo de perder apoio de democratas mais conservadores no Congresso.

"Nós iremos nos concentrar nos incumbentes para dar espaço para que Obama seja mais progressivo", disse Glenn Greenwald, blogueiro da revista online Salon que faz parte da iniciativa.

Em um sinal possivelmente alarmante para Obama, Greenwald acrescentou: "Pode haver outros momentos nos quais o Partido Democrata, como liderado por Obama, não responda e nestes casos nós temos o potencial de pressioná-los a isso também".

Os organizadores disseram que o novo comitê de ação política (que também tem apoio do Sindicato Internacional de Trabalhadores de Serviço, um dos maiores sindicatos do setor de serviços do país, e do website DailyKos.com ) será o começo de uma postura mais organizada.

Outra fundadora, Jane Hamsher, do firedoglake.com , disse que o Accountability Now se concentrará no recrutamento de candidatos no nível estadual.

O comitê de ação política terá início formalmente nesta sexta-feira. Os organizadores dizem já ter US$500,000 em sua conta bancária, arrecadados em setembro quando inúmeros blogs solicitaram doações.

Por JIM RUTENBERG

Leia mais sobre Barack Obama

    Leia tudo sobre: barack obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG