Biden e Palin discursam em Estados disputados no último dia de campanha

TALLAHASSEE - Os candidatos à vice-presidência passaram as últimas frenéticas horas da campanha de 2008 em terreno tipicamente republicano, com o senador Joseph R. Biden Jr. encorajando os democratas a irem às urnas e a governadora Sarah Palin alertando que a extrema esquerda do partido democrata pode tomar conta de Washington.

New York Times |

  • Saiba tudo sobre a corrida à Casa Branca
  • Entenda por que há tanta diferença nos resultados das pesquisas
  • Direto dos EUA: repórter do iG acompanha a reta final da disputa
  • Palin discursou para platéias na Flórida, Carolina do Norte e Virgínia no sábado e fez algumas aparições em Ohio no domingo. Biden passou sábado e domingo em regiões de Ohio e Flórida antes de ir para o Missouri onde fará uma aparição na manhã desta segunda-feira.

    Reuters

    Joe Biden e Sarah Palin

    Não é coincidência que os dois apareçam apenas em Estado conquistados pelo presidente Bush em 2004.

    A mensagem central de Palin é um argumento que encoraja o medo da eleição do senador Barack Obama de Illinois. Ela alerta os eleitores de que Obama irá aumentar os impostos, expandir o governo, aquiescer diante de terroristas e promover uma agenda extremamente liberal com ajuda da maioria democrata no Congresso.

    "O momento da escolha esta próximo e essa escolha é sobre o que nós acreditamos, Ohio", disse Palin em comício realizado em Canton, Ohio.
    "Nós acreditamos no movimento pela liberdade, não no crescimento constante do governo".

    A mensagem de Biden evoluiu nos últimos dias, de ataques a McCain e Palin a um apelo mais amplo para o fim do que ele chamou de "politica de divisão". Ele ainda zomba da candidatura republicana, argumentando que eles não são independentes, mas "agregados" de Bush que darão continuidade a sua política econômica e relação estrangeira. Ele diz que em seu desespero, McCain e Palin usam calúnias para sujar o caráter e o patriotismo de Obama.

    AP

    Candidatoas a vice debatem

    Mas Biden, com uma sensação não declarada de que a vitória está ao alcance dos democratas, passou a pedir a união de um país dividido.
    Ele encoraja sua platéia a "escolher a esperança e não o medo"

    Biden e Palin aceleraram suas agendas, agora aparecendo em cerca de cinco comícios por dia em muitas cidades. Seu cansaço se tornou perceptível, principalmente no final da noite. A voz de Palin atinge tons roucos e Biden ocasionalmente gagueja frases que repetiu inúmeras vezes antes.

    Na segunda-feira, Palin irá começar o dia em Ohio, e então irá ao Missouri, Iowa, Colorado e Nevada. No final da noite ela irá para Anchorage, de onde viaja a sua casa em, Alasca, para votar, depois de lá a candidata se encontrará com McCain em Phoenix.

    Biden começará a segunda-feira com um discurso em Lee's Summit, depois ele aparecerá em Zanesville e Akron, Ohio, antes de terminar o dia com um comício na Filadélfia. Ele irá votar em sua cidade natal Wilmington, Delaware, e depois vai a Chicago onde passará a noite da eleição com Obama em um grande encontro no Grant Park.

    - JOHN M. BRODER e JULIE BOSMAN

    Leia também:

    Leia mais sobre: eleições nos EUA


      Leia tudo sobre: eleições nos eua

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG