Banheiros são parte do cenário

No ano passado, Anika Chapin acompanhou seu pai em uma viagem de negócios a Toronto. O quarto que dividiram no estiloso Hotel Le Germain tinha duas camas separadas, mas também uma grande janela de vidro dividindo o banheiro e o quarto que deixava a visão do chuveiro inteiramente aparecendo. Cortinas automáticas podiam ser acionadas pelo lado de fora do vidro, mas não de dentro do banheiro.

The New York Times |

NYT

Banheiro exposto tem opção para fechar a cortina,
mas apenas para quem está do lado de fora

Eu acho que poderia ser sexy e misterioso nas circunstâncias certas, mas é definitivamente estranho quando se está dividindo o quarto com seu pai, disse Chapin, 26, assistente de direção da Broadway.

Eu só agradeci que não tenho um irmão mais novo travesso, acrescentou.

Desde lojas chiques em Londres e Los Angeles até novos hotéis da moda nos locais mais exóticos, como China e Índia, os banheiros expostos são uma tendência crescente ¿ tanto com paredes e boxes de chuveiros transparentes, como banheiras no meio do quarto como uma escultura.

Designers e hoteleiros têm uma variedade de justificativas para o conceito, desde logístico (economizar espaço) a esotérico (sensação de um local luxuoso).

Hoje, a banheiro de um hotel de luxo é um espaço para se estar o tempo todo, disse Trisha Wilson, fundadora e chefe-executiva da Wilson Associates, companhia que nos últimos dois anos construiu seis hotéis com banheiros abertos, com o planejamento de construção de mais 10 hotéis em Marrocos, Vietnã, China e outros locais. Observamos que metade do quarto é dedicada ao banheiro, disse Wilsom sobre os hotéis de sua empresa.

NYT

Para alguns é uma ideia sexy e aconchegante, 
para outros é bastante constrangedor

De fato, alguns turistas apreciam a jogada voierista (do voyeurismo, aquele que gosta de observar a nudez). Bryce Longton, que ficou com seu namorado no Tides, em Miami, no ano passado, é uma fã.

Eu achei sexy, disse Longton, 29, escritora freelancer de Los Angeles, sobre o boxe do chuveiro, de vidro, em sua suíte. O vapor do chuveiro deixava um mistério, mas mostrava um pouco. Podíamos nos ver estando cada um em um cômodo.

Se eu pergunto, O que você fez no domingo? Eu amo quando as pessoas respondem, Passei o dia todo no banheiro, disse Morgane Rousseau, designer dos banheiros feitos de aço e vidro, no Hotel Particulier Montmartre, hotel parisiano aberto em 2007.

A transparência permite que turistas faça várias coisas sem sair da banheira, explicou ela: Assistir TV, conversar com o companheiro ou simplesmente observar a vista da janela.

No Sanctum Hotel, um hotel luxuoso de Londres que será aberto neste mês, banheiras ficam no meio dos quartos em camas de um piso áspero com iluminação especial ¿ uma experiência que tem a intenção de ser glamorosa e de outro mundo.

Poder realmente relaxar não é um luxo que a maioria das pessoas pode bancar, no momento atual de suas vidas, disse Lesley Purcell, designer do Sanctum. Eu gosto de pensar que quando você está deitado dentro da banheira, você deve sentir que está em uma espaçonave com todas aquelas luzes piscando ao seu redor.


Por AUDREY TEMPELSMAN


Leia mais sobre banheiro

    Leia tudo sobre: banheiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG