Ataques intensificam ameaça da Al-Qaeda no Paquistão

ISLAMABADE - Ataques com foguetes americanos reduziram o alcance global da Al-Qaeda mas intensificaram a ameaça do grupo no Paquistão conforme dispersa suas células e luta para manter seus enclaves, afirmaram oficiais de inteligência do país.

The New York Times |

Os oficiais reconheceram que os ataques e patrulhas das forças militares paquistanesas se mostraram eficientes, matando até 80 combatentes do grupo no último ano. Mas eles expressaram preocupação de que os ataques também estão desestabilizando seu país.

Eles também afirmaram temer que a chegada de 17,000 soldados americanos no Afeganistão durante a primavera e verão faça com que mais militantes do Taleban busquem abrigo no Paquistão.

A informação foi divulgada durante uma coletiva de duas horas por analistas sênior do serviço de inteligência paquistanês, o Inter-Services Intelligence, ou ISI, que falaram sob condição de anonimato.

A análise reflete a pressão política sobre o governo paquistanês para que se oponha aos ataques, que são muito impopulares no país por ter gerado casualidades entre civis.

Mas também ressalta sinais de resistência da Al-Qaeda e indica novos e não intencionais perigos para a política americana na região.

A análise também contrastou com o otimismo declaro pelo novo diretor de inteligência americano, Dennis C. Blair, no começo do mês.

A Al-Qaeda tem usado sofisticados websites e células em todo o Oriente Médio, África e Ásia para alistar jovens combatentes que tem menos paciência ou inclinação para realizar ataques globais e que são redirecionados para alvos mais imediatos alimentando a insurgência no Paquistão, afirmaram os oficiais.

O chefe do exército paquistanês, o general Ashfaq Parvez Kayani, indicou que o impacto da chegada de tropas americanas ao Afeanistão será uma das principais pautas de sua reunião em Washington esta semana.

Por ERIC SCHMITT e JANE PERLEZ

Leia mais sobre Paquistão

    Leia tudo sobre: paquistão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG