As lembranças especiais da posse de Barack Obama

A paixão dos marqueteiros por Barack Obama está mais forte com a aproximação do dia da posse, quando, ao que parece, eles pretendem nomeá-lo o novo consumidor no comando.

The New York Times |

A eleição de Obama deu início a um boom no merchandise, oficial ou não, que recebeu o nome de Obamania. Entre os produtos oferecidos estão moedas, placas, pratos, roupas, revistas, jornais, livros, pôsteres, DVDs, geleias, bonecas, cartões postais e quebra-cabeças.

Segundo algumas estimativas, centenas de milhões de dólares já foram gastos com os tesouros e as bugigangas de Obama desde o dia da eleição.


Bem longe dos EUA, no Quênia, lojista mostra tecido com a estampa de Obama / AFP

Como Obama espera ser empossado como o 44º presidente dos EUA na próxima terça-feira, a animação está aumentando e uma grande quantidade de produtos está à venda para o evento.

Os novos itens incluem garrafas de Conhaque Hennessy com rótulos 44; edições comemorativas de publicações como The New Yorker, Newsweek, USA Today e The Washington Post, além de camisetas feitas pelo Comitê de Posse Presidencial que clamam Seja a Mudança.

Também está chegando uma enxurrada de promoções relacionadas ao dia da posse, algumas em Washington e outras espalhadas pelo país. Por exemplo, as pessoas que visitarão Washington poderão ver outdoors parabenizando Obama em nome do xeque Khalid bin Saqr al-Qasimi, ex-soberano exilado e príncipe de Ras al-Khaimah, Emirados Árabes Unidos. 

A Aveia Quaker irá promover festas na manhã de terça-feira em 11 cidades ¿ incluindo Washington ¿ onde as mulheres que escrevem os chamados blogs da mamãe servirão café da manhã para amigos e convidados antes da cerimônia de posse.


 Lembranças de posse são vendidas em Washington / AFP

A intenção é capturar o otimismo e a agitação do momento, disse Shelley Haus, diretora do portfólio de café da manhã da Quaker na Quaker Oat Co. em Chicago, parte da PepsiCo, e estimular o sentimento de inspiração.

Para compensar o sentimento de que a Quaker está tentando comercializar um evento não-comercial, a companhia vai usar as festas caseiras para dar destaque ao alerta da campanha de arrecadação de fundos que começa essa semana (startwithsubstance.com). A campanha ajuda a organização Share Our Strength (Compartilhe Nossa Força, em tradução livre) a alimentar crianças com fome.

Além disso, afirmou Haus, todos adoram os produtos da Quaker, independente de serem republicanos ou democratas.

Outra divisão de PepsiCo, a Pepsi-Cola North America Beverages, está incorporando a posse como uma campanha para a nova bandeira da marca, Pepsi-Cola, que começou no Ano Novo e carrega o tema "Refresh everything." (Renove Tudo, em tradução livre.) As pessoas que visitarem o site da campanha refresheverything.com são convidados a deixar mensagens ou vídeos para Obama, conhecido também como o homem que está prestes a renovar a América.

Por STUART ELLIOTT

Leia mais sobre Barack Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG