Aluno da sexta série é expulso por usar camiseta anti-Obama

Um aluno da sexta série em Aurora, Colorado, voltará às aulas nesta quarta-feira, três dias escolares depois de ter sido suspenso por causar tumulto ao usar uma camiseta dizendo que Barack Obama era amigo de terroristas.

The New York Times |

Acordo Ortográfico

Daxx Dalton, da escola Aurora Frontier K-8, usou a camiseta que ele e seu pai, Dann, fizeram para uma assembléia na quinta-feira passada em homenagem aos ganhadores das Medalhas de Honra.

Os estudantes foram estimulados a usarem algo patriótico, e assim ficariam livres das lições de casa. Então Daxx e seu pai fizeram a camiseta azul, vermelha e branca com os dizeres: Obama, o melhor amigo dos terroristas.

Enquanto brincavam no pátio naquela manhã, Daxx e outros estudantes começaram a discutir sobre a camiseta, contou o superintendente John Barry.

Quando a discussão invadiu a aula de matemática, Daxx foi mandado para a sala do diretor da escola. Foi dada a ele a opção de virar a camiseta ao avesso, usar outra fornecida pela escola ou ir para casa e trocar de roupa e depois voltar para a escola.

Daxx não gostou de nenhuma das opções, então os funcionários da escola o suspenderam.

Em sua casa na terça-feira, Daxx disse que o pai surgiu com a idéia para a camiseta adicionando que ele não está seguindo a disputa presidencial muito de perto.

Eu não entendo disso muito bem para dar a minha opinião, disse Daxx. Eu apenas segui meu pai.

Está claro com que a fidelidade de Dann Dalton está. Ele apoia John McCain, disse. Na porta da casa dele tem um grande adesivo que diz Nós Votamos Pela Vida, e o pai lembra que levou Daxx para um passeata anti-aborto quando o garoto tinha 2 anos.

Estou cheio de clichês anti-Obama, disse Dalton. Eu apenas escolhi o que seria mais fácil de reproduzir. 

O pai alegou que os direitos da Primeira Emenda de seu filho foram violados e deve entrar com um processo contra a as escolas públicas de Aurora.

Eu não vou tolerar a idéia de que a liberdade de expressão está nas mãos de outra pessoa, disse Dalton.

Barry disse que Daxx não foi suspenso pelo que usava, mas porque, de acordo com a política da escola, todo tipo de vestimenta que chame a atenção para a pessoa que está vestindo, e assim cause tumulto no processo educacional, é de mau gosto e intolerável.

Também é contra a política do distrito usar roupas que podem causar distúrbios materiais ou substanciais ao processo educacional ou a atividades escolares.
Barry apontou que a irmã de Daxx também usava uma camiseta anti-Obama no mesmo dia, mas não foi suspensa porque não causou nenhum tumulto como a camiseta de Daxx.

Como um distrito, estamos preocupados com o processo educacional e não se os estudantes adotam visões liberais ou conservadoras, disse Barry.

Intencional ou não, a camiseta dirigiu a atenção para os Daltons. Os dois estavam na mídia na terça-feira.

Na escola, um aluno chamou Dalton de racista e outros não gostaram da camiseta, disse Daxx, enquanto outros estavam orgulhosos por eu usar a camiseta.

Eu gostei, falou Daxx sobre a camiseta. Eu achei que ela ficou bem legal.

Por CARLOS ILLESCAS

Leia mais sobre Barack Obama

    Leia tudo sobre: barack obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG