Golden por dois dias durante a Convenção Nacional Democrata. " / essência americana durante convenção democrata - New York Times - iG" / Golden por dois dias durante a Convenção Nacional Democrata. " /

Al Jazeera vai mostrar essência americana durante convenção democrata

GOLDEN, Colorado ¿ Estima-se que 120 milhões de lares em 80 países irão receber imagens ao vivo do Ocidente quando a filial da rede de TV Al Jazeera visitar a cidade de http://ci.golden.co.us/Index.asp target=_topGolden por dois dias durante a Convenção Nacional Democrata.

The New York Times |

Nosso objetivo é apresentar um pedaço do comportamento predominante nos EUA, disse Julian Ingle, editor da programação política do escritório Al Jazeera em Washington.   

A organização de noticiário internacional fará uma transmissão no dia 27 de agosto diretamente do salão Buffalo Rose em Golden, que funciona desde 1858.

Na noite seguinte, quando o indicado democrata à presidência Barack Obama fizer seu discurso de aceitação, a Al Jazeera e outros convidados irão a um churrasco na casa do administrador da cidade.  

É um oportunidade maravilhosa permitir que a parte do mundo que assiste a Al Jazeera veja como é a democracia numa cidade pequena, disse o prefeito Jacob Smith.   

Funcionários da cidade de Golden acreditam que o evento pode atrair atenção nacional e internacional, apesar de ser provável que a ela não ficará tão famosa quanto a maior fábrica da cidade, a cervejaria Coors.

Um sabor de faroeste permeia Golden, uma cidade de 18 mil habitantes localizada a cerca de 22 quilômetros de Denver, e fundada durante a corrida pelo ouro.

Na sua histórica Avenida Washington existe um arco que proclama: Olá Pessoal! Bem-vindos a Golden ¿ Onde o oeste vive.  

William F. "Buffalo Bill" Cody, que está enterrado na montanha Lookout acima da cidade, é celebrado todos os anos com um desfile.

Outras cidades, incluindo a Boulder, foram selecionadas pela Al Jazeera, e pelo menos uma impressionou a rede de TV.   

Quando eu vi os arcos e a vista das Rochas, eu soube que Golden era o lugar certo, disse Ingle. Eu tenho um sentimento muito bom sobre a cidade.

Com a atmosfera de cidade pequena, Golden atrai pessoas bem educadas com diversas opiniões e muitos empregados da Coors, além de abrigar a Escola de Minas do Colorado e o Laboratório Nacional de Energias Renováveis.

Desconfiança

Ainda assim, muitos residentes e visitantes não têm nenhuma idéia sobra a Al Jazeera.   

Nascida no Qatar como um canal de lingual árabe, a Al Jazeera oferece agora serviços de TV, cabo e internet em outras línguas, incluindo o inglês. Ela chamou a atenção transmitindo áudios e vídeos enviados por Osama Bin Laden. 

A Al Jazeera ainda será vista com desconfiança por pessoas que estão familiarizadas com o trabalho da emissora por nunca tê-la visto aqui, disse a porta-voz da cidade Sabrina DAgosta.

Mas, disse, Al Jazeera é uma empresa de comunicação legítima e queremos que 120 milhões de pessoas vejam que pessoas comuns dos Estados Unidos são boa gente e que temos aqui uma grande diversidade populacional e de opiniões.  

Enquanto a Al Jazeera gera controvérsias, eu não vejo problema em estarem aqui, disse Gary Wink, presidente da Câmara de Comércio de Golden. Todo o mundo estará assistindo à convenção, e então por que não mostrar Golden?

Georgette Haddad, que vive na cidade há 12 ansos e disse que já viveu na Arábia Saudita, se diz feliz com o fato da Al Jazeera ter escolhido Golden para realizar a transmissão. Haddad chamou a Al Jazeera de uma janela no Oriente Médio.

Moradores previamente escolhidos irão discutir economia e guerra no bar, enquanto saúde e meio ambiente serão assuntos para o churrasco na casa do administrador da cidade Mike Bestor.  

Bestor organizou o evento quando Ingle sugeriu que isso daria um sabor americano à transmissão.

Wink disse que os entrevistados são com pessoas muito otimistas e que acreditam em Golden. A clientela do Buffalo Rose é um pouco diferente.

O bar, conhecido entre os habitantes como O Buff, atende ciclistas, a multidão do almoço e o aglomerado de turistas.

"Essa é uma transmissão internacional e nós estamos tentando mostrar ao mundo que nós somos pessoas honradas e felizes, disse Bestor.  

Então, damos as boas-vindas a eles. Eles (os espectadores) poderão ver como é a vida em Golden e talvez assim decidam em não nos odiar.

Por Ann Schrader

Leia mais sobre eleições nos EUA - Al Jazeera

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG