Denúncia de abuso sexual contra apresentador constrange rede britânica

Decisão de não exibir programa sobre acusações contra Jimmy Savile, morto no ano passado, abala imagem da BBC no Reino Unido

NYT |

NYT

BBC
O apresentador britânico Jimmy Savile, em foto de arquivo

A história parecia perfeita para ser transmitida no programa “Newsnight” na BBC: um apresentador de TV amado nacionalmente se revelou um pedófilo que ficava à espreita para atrair jovens adolescentes em hospitais, lares para crianças e até mesmo nos próprios corredores da emissora.

Leia também:  BBC investigará acusações de que apresentador cometeu abusos sexuais

O programa "Newsnight" encontrou mulheres dispostas a ir ao ar com intuito de declarar que o apresentador Jimmy Savile , que morreu no ano passado, tinha abusado delas quando eram jovens. Mas em dezembro de 2011, quando a reportagem se aproximava de sua conclusão, ela foi abruptamente cancelada pelo editor responsável, que disse que não haviam provas suficientes para justificar a história.

Essa decisão e o fato de a BBC não investigar rumores sobre o comportamento de Savile durante quatro décadas são agora objeto de três investigações independentes, alimentadas por um feroz mercado de tabloides britânicos irritado com a cobertura que a BBC fez do escândalo.

Com novas vítimas de Savile surgindo diariamente, George Entwistle, que assumiu o cargo de diretor geral da BBC há um mês, enfrentou perguntas embaraçosas sobre o que a empresa sabia e por que não fez nada a respeito. O Parlamento, que debateu a questão na segunda-feira, dia 15 de outubro, convocou Entwistle para responder a perguntas na semana do dia 22 de outubro.

Executivos da BBC, incluindo Entwistle, que na época era responsável pela programação de televisão para a empresa, têm negado ter pressionado o programa "Newsnight" para acabar com a reportagem sobre Savile, uma afirmação apoiada pelo editor do "Newsnight" Peter Rippon, que tomou a decisão. Mark Thompson, que era o diretor geral da BBC na época e é agora o novo presidente do The New York Times, recentemente disse que ele não sabia que a reportagem sobre Savile estava sendo sequer considerada.

Ainda mais embaraçoso para a corporação é que, em dezembro, na época em que a reportagem sobre Savile foi cancelada, ela transmitiu três programas elogiando Savile.

O caso de Savile não está restrito apenas à BBC, atraindo alguns das instituições mais importantes do Reino Unido. A Scotland Yard abriu uma investigação envolvendo 14 outras forças policiais e não menos do que 340 "linhas de investigação", que disseram que entre 1959 a 2006 Savile poderia ter molestado 60 ou mais meninas menores de idade.

Mas politicamente o foco principal é na BBC. "Todo mundo ficou enojado com o abuso realizado por Jimmy Savile," Harriet Harman, vice-líder do Partido Trabalhista, disse na Câmara dos Comuns. "Isto com certeza sujou a imagem da BBC."

Por Sarah Lyall

    Leia tudo sobre: reino unidojimmy savileabuso sexual

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG