Salões de beleza passam a oferecer menu de visuais pré-selecionados nos EUA

Looks pré-formatados buscam facilitar tomada de decisão diante de um número cada vez maior de opções para unha, maquiagem, cabelo e sobrancelha

The New York Times |

Muitas mulheres vão ao salão para relaxar, mas eu acho a experiência desgastante. Não são apenas as sessões demoradas que contribuem para isso. É a grande variedade de produtos e serviços disponíveis e as decisões a serem tomadas a respeito de cada um deles - e tudo isso normalmente acontece enquanto eu estou verificando freneticamente os emails do escritório ou em uma ligação no celular, fingindo estar na mesa de meu escritório.

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Para o cabelo, encaracolado ou liso? Para as sobrancelhas, grossas ou finas? Para as unhas, vermelho clássico ou tangerina? Na maioria das vezes eu acabo murmurando: "Tanto faz, escolha para mim", com resultados muitas vezes frustrantes.

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Lauren Armstrong olha opções para modelos de sobrancelha no Uni K Wax, em Nova York

A indústria da beleza tem percebido meu desgaste. Nos últimos meses, salões de serviço rápido de maquiagem, cabelo e unhas foram inaugurados em Nova York e outras cidades, cada um com uma lista muito limitada de serviços pré-estabelecidos ilustrados com fotografias (e muitas vezes com um nome bem fofo). É uma espécie de menu para que as clientes possam apontar e dizer "eu quero esse aqui", e então voltar para enviar aquele SMS tão importante.

No Salão de Beleza de Blushington em West Hollywood, na Califórnia, os clientes podem escolher entre sete estilos de maquiagem, ilustradas em um livro onde a mesma modelo usa cada um deles, desde a opção batizada de “Bronzeado Brilhante” até o delineador “Última Moda”.

O Salão de Manicures Nailporn em Londres oferece uma dúzia de modelos sob medida. No Salão de Beleza Gotham perto de Bryant Park, em Nova York, há quatro opções de maquiagem: Minerais de Manhattan (leve e natural), Lady Gotham (para dias sofisticados), Glam Gotham (esfumaçados olhos noturnos) e o Marquee (para quem vai estar diante das câmeras).

Decisão

Mas acelerar o poder de decisão não é o único apelo desses salões. O ato de não ter de adivinhar quais são as últimas tendências faz com que a cliente possa ter certeza de que está recebendo um visual moderno e atualizado. E as variáveis limitadas fazem com que os serviços sejam rápidos e relativamente acessíveis. Por exemplo, no novo Salão Summer Style Fekkai na Quinta Avenida, as clientes podem obter uma das cinco opções de escova típicas do salão por US$ 50, enquanto uma escova padrão no salão Fekkai normalmente custa de US$ 65 a US$ 85, dependendo do comprimento do cabelo.

Para os salões de beleza, as escolhas pré-estabelecidas são boas para os negócios. Quando a Uni K Wax Center, uma cadeia na Flórida, começou sua franquia em 2007, a empresa acrescentou um serviço de US$ 25 chamado de “Sobrancelhas das Celebridades”. As clientes selecionavam um estilo de sobrancelha usada por uma das 30 celebridades disponíveis em seu catálogo, incluindo Tyra Banks e Vanessa Williams, e as depiladoras utilizavam formas de plástico para recriar a sobrancelha dessa celebridade na cliente.

Além disso, as formas acabavam servindo como uma ferramenta educacional para as depiladoras. "Você pode treinar pessoas para depilar todas as pernas e virilhas da mesma maneira", disse Noemi Grupenmager, fundadora e executiva-chefe da Uni K Wax. "Mas depilar sobrancelhas é uma habilidade muito pessoal."

Pedir o estilo de sombrancelha de uma outra mulher parece um pouco mecânico para mim, especialmente todo mundo está optando pelo mesmo modelo que você. Nas três unidades da Uni K Wax Center em Nova York, cerca de 80 % dos clientes escolhem o estilo de sobrancelhas da mesma celebridade: Catherine Zeta-Jones – pois suas sobrancelhas são bem discretas. "Elas não possuem muito arco e elas são um meio termo entre grossas e finas", disse Noemi. "Não chamam tanta atenção assim."

Estilo

É claro que as clientes não são obrigadas a estar de acordo com os menus - personalizações e substituições são possíveis. Ainda assim, é fácil imaginar uma festa cheia de socialites com as mesmas características de maquiagem, cabelo e unha, influenciando toda uma nação para se parecer com elas.

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Lauren Armstrong avalia seu tipo de sobrancelha em salão de Nova York

No Salão de Beleza Gotham, eu ouvi um estilista dizer a outro cliente: "Você foi Gothamizada!" As mulheres realmente querem ser “padronizadas”?

Até mesmo alguns proprietários são céticos em relação à uniformidade que oferecem. Em um evento para a mídia quando o Salão Nailporn inaugurou em abril, sua proprietária, Sophy Robson, ficou surpresa ao descobrir que as editoras de beleza convidadas escolheram o mesmo estilo de manicure.

"As meninas são seres engraçados", disse Sophy. "Muitas delas ficam felizes de ter o mesmo modelo que sua amiga. Pessoalmente, eu sou exatamente o oposto. Eu sempre quero algo diferente. "

*Por Lauren Lipton

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