Estado de Wisconsin é possível trunfo para Obama nas urnas

Mudanças em Estado-chave, como aumento do número de eleitores das minorias, podem ajudar presidente democrata no Estado em que republicanos elegeram governador

The New York Times |

No Wisconsin, um Estado tradicionalmente democrata, onde os republicanos triunfaram ao eleger o governador Scott Walker, o presidente americano, Barack Obama, tem uma pequena vantagem sobre os problemas econômicos e políticos: a eventual mudança do eleitorado de novembro.

Imigração: Nova postura de Obama coloca Romney em situação delicada

Demografia: Pela 1ª vez, minorias compõem maioria de recém-nascidos nos EUA

No Condado de Dane, onde Obama se saiu muito bem em 2008, a população cresceu e chegou a mais do dobro da média estadual. O número de eleitores das minorias aumentou e agora eles compõem a maioria da população do Estado, enquanto o número de brancos da classe trabalhadora diminuiu, fazendo com que esse seja um Estado no qual os democratas têm tido sucesso nas últimas seis eleições presidenciais.

AP
Presidente americano discursa em reunião do G20, em Los Cabos, México (19/6)

"Muitos Estados estão se tornando cada vez mais urbanizados e assim perdendo a maioria de seus eleitores rurais e historicamente conservadores", disse Jan van Lohuizen, pesquisador republicano que aconselhou o presidente George W. Bush.

O resultado, acrescentou Ruy Teixeira, um demógrafo democrata, é "um pouco de vantagem" para compensar a realidade da difícil situação econômica do país. Na verdade, Teixeira define a batalha entre Obama e Mitt Romney, seu adversário republicano, como um concurso entre a "demografia versus economia."

Especial iG: Saiba mais sobre as eleições nos EUA

Em uma análise realizada pelo Centro para o Progresso Americano, ele e John Halpin calcularam que em 12 dos Estados mais disputados, a proporção de votos de brancos da classe trabalhadora, um grupo que Obama perdeu em 2008, deve cair 3 pontos percentuais neste ano.

Por outro lado, eles projetaram a proporção dos eleitores minoritários, que apoiaram Obama com uma margem esmagadora, e que devem aumentar em 2 pontos percentuais. A percentagem de votos de brancos com curso superior, que Obama praticamente dividiu com o rival republicano John McCain em 2008, está projetada para aumentar em 1 ponto percentual.

De uma eleição para outra, essas mudanças têm apenas efeitos marginais. Mas ao longo da última geração, elas foram combinadas com as mudanças políticas para inverter o mapa eleitoral.

Composta por 89 % do eleitorado em 1976, os brancos chegaram a 74% quatro anos atrás. Durante esse mesmo período, os hispânicos cresceram de 1%, passando a representar 9% do eleitorado.

Mudanças

Para Obama, a questão é se essas mudanças poderão compensar as fracas condições econômicas e demais desafios políticos. As maiores mudanças ao seu favor aconteceram em lugares como Pensilvânia, Colorado, Nevada e Virgínia, onde Teixeira projeta um declínio de pelo menos 4 pontos percentuais na proporção dos votos de brancos da classe trabalhadora.

Nos Estados do sudoeste, Van Lohuizen, um pesquisador republicano, disse: "Eu não acho que a participação hispânica irá coincidir com o crescimento do número de eleitores hispânicos”, devido ao desempenho econômico de Obama. E nos Estados do Centro-Oeste, como Ohio, Iowa e Wisconsin, o número cada vez menor de operários brancos pode ter ainda menor poder de voto contra o presidente.

Campanha: Obama conta com ícones da moda e celebridades para reeleição

"Os eleitores brancos da classe trabalhadora realmente diminuíram muito" devido ao alto número de desemprego e aos rendimentos estagnados ou em declínio, disse Van Lohuizen.

Pesquisas realizadas com eleitores que saíam das urnas no Wisconsin, em uma eleição na qual Walker rechaçou um esforço democrata para tirá-lo do cargo na metade de seu mandato, demonstraram mudanças contínuas na composição do eleitorado.

*Por John Harwood

    Leia tudo sobre: wisconsinobamaeuaeleição nos euarepublicanosdemocratas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG