No Mar Negro, grandes planos para uma nova cidade da Geórgia

Projeto de Lazika, considerada a cidade do futuro pelo governo local, é baseado em conceito chinês de construção rápida e eficiente

The New York Times |

Para chegar ao local onde o governo de Geórgia está construindo Lazika, a sua grandiosa cidade do futuro, é necessário desviar de vacas e porcos enormes que ficam ao lado da estrada tomando sol ao som do coaxar de inúmeros sapos.

Língua: Geórgia quer adotar inglês como obrigatório no lugar do russo

Ao longo do caminho, pode-se encontrar diferentes opiniões a respeito da proposta de construir uma cidade de meio milhão de habitantes na região de terra pantanosa perto do Mar Negro, um projeto que foi baseado em um conceito chinês de construir uma cidade de maneira rápida e eficiente.

NYT
Trabalhadores constroem primeiro prédio na região de Anaklia para a nova cidade da Geórgia
Khatia Ochiava, uma professora de uma vila com 330 habitantes que fica ao lado do canteiro de obras, está tão inspirada com a ideia que praticamente todos os dias assiste a um vídeo promocional do governo, cuja animação retrata um arranha-céus parecido com aqueles de Dubai e um porto de carga movimentado. Ela já está planejando abrir um restaurante chamado Café Lazika.

Outras pessoas, como Kakha Pachkua, 38 anos, do grupo étnico megrelian, que vive na região há séculos, têm suas dúvidas sobre esses planos.

"Qualquer megrelian lhe dirá que é impossível construir uma cidade nesta área", disse ele, olhando para as zonas úmidas. "Lazika é apenas uma palavra - Lazika. Aqueles prédios são enormes e eu não consigo imaginar como é que o pântano vai suportá-los".

Os oficiais do governo têm pouco tempo para se envolver com os céticos.

O ritmo frenético da nova construção na Geórgia não permitiu que existisse nenhum tipo de debate público sobre o financiamento dos projetos, seu impacto ambiental ou seu mérito. Apesar de todas estas questões, o primeiro prédio de Lazika – a Câmara do Serviço Público - está em construção e deverá ser inaugurado em setembro de 2012.

2ª maior cidade

Daqui a dez anos, disse o presidente Mikheil Saakashvili, Lazika será a segunda maior cidade da Geórgia, depois da capital Tbilisi, que tem uma população de cerca de 1,5 milhões habitantes, e um dos principais centros de comércios do Mar Negro.

Em um canteiro a 320 quilômetros da capital, o engenheiro Merab Chkhikvadze recentemente supervisionava as obras com uma equipe de cerca de uma dúzia de trabalhadores.

À medida que uma bomba retirava água turva de um buraco de 21 metros que ajudará a estabelecer a fundação da Câmara do Serviço Público, ele disse que o projeto fez com que ele se sentisse parte da história. Mas, além do edifício, ele também mostrou um plano de uma estrada com seis faixas para veículos que será construída em breve.

"Eu não sei exatamente como iremos construir isso", disse ele quando perguntado como o resto da cidade irá parecer. "Mas, é claro, temos um plano."

*Por Ellen Barry

    Leia tudo sobre: geórgiatbilisimar negrolazikacidadeunião soviéticacáucaso

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG