N.York abre celebrações por seus 400 anos

Nova York, 8 set (EFE).- Um grande desfile no rio Hudson abriu hoje a semana de celebrações com que Nova York buscar lembrar o quarto centenário de seu descobrimento, ocorrido pelas mãos do navegante Henry Hudson.

EFE |

O mesmo rio em que Hudson navegou em 1609 a bordo do "Halve Maen", e sobre cujas margens se instalaram os primeiros colonos europeus do que hoje se conhece como Manhattan, foi o protagonista do primeiro grande ato de homenagem a uma cidade que nasceu sob domínio holandês.

Os príncipes herdeiros da Holanda, Willem-Alexander e Máxima, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, presidiram hoje o desfile, no qual participaram navios do Exército dos EUA, da Marinha holandesa e até embarcações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Perante os presentes também passou uma reprodução do navio no qual chegou Hudson, o navegante que capitaneou há 400 anos uma missão da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais para encontrar uma nova via de acesso à Ásia.

O resultado daquela expedição foi a descoberta de um lugar no qual os holandeses se assentaram para formar Nova Amsterdã, um lugar que, anos depois, os ingleses batizaram como Nova York.

"É maravilhoso que ainda se possam ver as influências da Holanda na cidade, desde o transporte até a arte e a música, passando pela gastronomia. Esta grande cidade se construiu sobre os valores dos pioneiros holandeses que fundaram Nova Amsterdã", disse o príncipe Willem-Alexander durante o ato.

Além do desfile naval de hoje, durante a semana estão previstos, entre outros, atos especiais em vários museus da cidade, assim como concertos, mostras de desenho e arquitetura holandeses, e passeios comunitários em bicicletas que poderão ser usadas gratuitamente.

Os atos de celebração terminarão no próximo dia 13 de setembro com o primeiro "Harbor Day" (dia do porto) da cidade, uma reunião que visa, a partir deste ano, a lembrar anualmente a data aproximada em que se acredita que Hudson pisou em Manhattan pela primeira vez.

EFE dvg/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG