NY Times publica projeto de discussão iraniano sobre a questão nuclear

O jornal New York Times publicou nesta terça-feira o que chamou de um documento informal de duas páginas que revela a postura de Teerã antes das discussões sobre assuntos nucleares em Genebra, no qual a República Islâmica se mostra pouco aberta a concessões.

AFP |

O texto, distribuido pelos iranianos durante as conversações de sábado passado com Javier Solana, o chefe da diplomacia da União Européia, e os representantes do Grupo dos Seis (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha), pede sete rodadas adicionais de diálogo, insiste na necessidade de pôr fim às sanções e não menciona a oferta feita pelas grandes potências em troca da interrupção do enriquecimento de urânio por parte de Teerã.

"O documento pede uma enorme quantidade de discussões", comentou um alto funcionário europeu, que preferiu anter o anonimato. "Se tentássemos colocá-lo em prática, levaria pelo menos uns sete anos", acrescentou.

O jornal não informa como obteve uma cópia do documento, redigida em inglês e intitulado "Modalidades para negociações completas".

No documento, o Irã não evoca suas atividades nucleares.

ksh/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG