Número dois do Hamas volta a Gaza após mais de 20 anos

Cairo, 28 fev (EFE).- O segundo homem na hierarquia do Hamas, Moussa Abu Marzuk, que vive exilado em Damasco, visitou a Faixa de Gaza pela primeira vez em mais de 20 anos, confirmaram à Agência Efe fontes do serviço secreto egípcio.

EFE |

Segundo informações, Abu Marzuk chegou ontem a Gaza pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, acompanhado de outros dois membros do Hamas que participaram da reunião para a reconciliação nacional palestina, realizada quinta-feira no Cairo.

Segundo o site da rede de TV "Al Jazira", que cita uma fonte do Hamas, Abu Marzuk chegou na madrugada de ontem a Gaza, onde permaneceu por 24 horas para uma visita de caráter pessoal, já que passou a maior parte do tempo com a família, que vive em Rafah.

O número dois do movimento islâmico também aproveitou para se reunir com líderes locais do grupo, informaram a "Al Jazira" e o jornal árabe "Al-Hayat", que disse que Abu Marzuk foi a Gaza ver a mãe.

Há dois dias, Abu Marzuk liderou a delegação do Hamas que se reuniu no Cairo com outras facções palestinas para o diálogo de reconciliação nacional, que terminou com o todos os grupos se comprometendo a formar um Governo de união nacional.

Abu Marzuk nasceu há 58 anos, em Rafah (Gaza). Na década de 70, estudou na Universidade de Mansura, no Egito. Em 1979, foi complementar sua formação nos Estados Unidos, onde viveu até 1992, quando foi viver em Damasco e acabou se tornando um dos representantes do Hamas na capital síria. EFE aj/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG