Número dois da Al Qaeda elogia líder do Taliban em nova mensagem

DUBAI (Reuters) - O número dois da Al Qaeda, Ayman al-Zawahri, divulgou uma nova mensagem na qual elogia o líder do Taliban paquistanês Baitullah Mehsud, morto por forças dos Estados Unidos no mês passado, informou um grupo de monitoramento nesta segunda-feira. O militante egípcio, que muitos acreditam estaria se escondendo numa área montanhosa na fronteira entre Afeganistão e Paquistão, fala durante vídeo de 28 minutos, segundo o Intel Center, sediado nos Estados Unidos.

Reuters |

Mehsud, líder do Taliban paquistanês, foi morto pelas forças norte-americanas em um ataque com míssil na região de Waziristão do Sul, no Paquistão, no dia 5 de agosto.

Essa é a mais recente de uma série de mensagens de líderes da Al Qaeda, grupo responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001 que mataram quase 3 mil pessoas nos Estados Unidos.

O líder da organização, o saudita Osama bin Laden, apelou aos países europeus para que retirem suas tropas do Afeganistão, numa fita divulgada em 25 de setembro.

No dia 23, Zawahri apareceu em um vídeo de 106 minutos para marcar o aniversário dos ataques de 11 de setembro, no qual ele ataca líderes árabes e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por suas políticas em Israel.

No dia 14 de setembro, Bin Laden "falou ao povo americano" numa fita de 11 minutos sobre os laços do governo do país com Israel.

Web sites islâmicos também divulgaram dois vídeos nos quais um integrante da Al Qaeda, identificado pelo Ministério do Interior da Alemanha como o alemão-marroquino Bekkay Harrach, disse que Berlim pagará um preço caro se eleger um governo que apoia a guerra no Afeganistão.

O bloco conservador liderado pela União Democrata Cristã, da chanceler Angela Merkel, venceu a eleição na Alemanha no domingo.

(Reportagem de Andrew Hammond)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG