Número dois da AIEA fala em Teerã sobre programa nuclear iraniano

Teerã, 21 abr (EFE).- O número dois da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Olli Heinonen, chegou hoje ao Irã para discutir com as autoridades deste país sobre o programa atômico iraniano, que a comunidade internacional suspeita que tem fins militares.

EFE |

Heinonen, acompanhado de uma equipe de especialistas da AIEA, foi recebido pelo representante iraniano nesta agência nuclear, Ali Asghar Soltanieh, e deve se reunir durante o dia com outros altos responsáveis do programa iraniano.

As autoridades e a imprensa oficial insistem em que a visita de Heinonen, de dois dias, "é normal e se inscreve dentro da continua cooperação entre o Irã e a AIEA".

Um porta-voz governamental iraniano reiterou neste domingo que Teerã não tem nenhum programa secreto, e negou que Heinonen vá tentar obter respostas sobre as alegações de serviços secretos ocidentais acerca da suposta elaboração pelo Irã de estudos militares secretos com fins nucleares.

No entanto, porta-vozes dessa agência internacional tinham afirmado que, durante a viagem, Heinonen conversará com os iranianos sobre supostos estudos secretos de Teerã.

O diretor da AIEA, Mohamed ElBaradei, tinha expressado sua preocupação pelas alegações dos EUA e outros países ocidentais sobre esses estudos iranianos.

Em seu último relatório sobre o dossiê iraniano, ElBaradei reconheceu em fevereiro passado que a investigação sobre o programa atômico do Irã está avançando, mas destacou que restam vários pontos a esclarecer.

Teerã qualificou esse relatório de "vitória para o Irã", e o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, considerou "fechado" o caso nuclear de seu país. EFE fa/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG