Número de mortos em queda de avião nos EUA aumenta

Nove pessoas perderam a vida, segundo a polícia. Outra aeronave caiu neste sábado em show aéreo nos Estados Unidos

iG São Paulo |

O chefe de Polícia de Reno, no Estado americano de Nevada, informou neste sábado que o número de mortos em queda de avião durante uma corrida aérea é de 9 pessoas. Sete vítimas morreram no local do acidente, incluindo o piloto, e duas estavam entre as 54 levadas para o hospital.

A informação divulgada anteriormente é de que o acidente teria provocado a morte de três pessoas.

O aparelho, um P-51 Mustang da Segunda Guerra Mundial, caiu às 16h30 locais (20h30 de Brasília), durante a disputa do Campeonato Nacional de Corridas Aéreas. Segundo um dos organizadores do evento em Nevada, Mike Houghton, há indícios de que a aernoave tenha sofrido problemas mecânicos antes de sair de sua rota e cair sobre assentos em frente à arquibancada principal. Testemunhas disseram ter visto destroços da aeronave e pedaços de corpos espalhados pela pista.

Desde que o Campeonato Nacional de Corridas Aéreas começou a ser realizado na cidade de Reno, em 1964, 19 pessoas morreram em diversos acidentes, o que gerou questionamentos sobre a segurança do evento. A competição atrai multidões todos os anos e funciona como uma corrida nos céus, com aviões voando a apenas 15 metros do chão e alcançando velocidades acima de 800 km/h.



Piloto é vítima

Mike Houghton disse na sexta em uma coletiva de imprensa que o piloto Jimmy Leeward, 74 anos, de Ocala, na Flórida, morreu no acidente após, aparentemente, perder o controle da aeronave.

Leeward era proprietário do time Leeward Air Ranch Racing e um famoso piloto de corridas aéreas. Seu site na internet diz que o piloto veterano já voou em mais de 120 corridas áreas, além de atuar como dublê em diversos filmes como “Amélia” e “Ases do Céu”.

Acidente
Um vídeo aparentemente feito das arquibancadas do local e colocado no YouTube mostra um avião caindo de nariz para baixo após vários outros aviões passarem no céu.



Segundo acidente
Neste sábado, um dia após o acidente em Nevada, outro avião da Segunda Guerra Mundial caiu durante show aéreo na cidade de Martinsburg, no Estado americano da Virgínia Ocidental. Um porta-voz da Força Aérea disse que o aparelho T-28 caiu enquanto se apresentava no show "Thunder Over The Blue Ridge" ("Trovão Sobre o Pico Azul", em inglês).

Um comunicado informa que a queda ocorreu em uma área afastada do público. Não há registro de pessoas feridas em solo, assim como também não há informações sobre o que ocorreu com o piloto da aeronave que caiu.

*Com informações de AFP, AP, BBC Brasil e Reuters

    Leia tudo sobre: acidente aéreoeuaavião

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG