Número de mortos em mina soterrada no noroeste da China sobe para 151

(atualiza o número de mortos) Pequim, 11 set (EFE).- Pelo menos 151 pessoas morreram e outras 35 ficaram feridas em um deslizamento de lodo e rochas em uma mina ilegal na província chinesa de Shanxi (noroeste), informou a agência de notícias Xinhua, que cita autoridades locais.

EFE |

O acidente aconteceu na manhã da última segunda, quando uma avalanche de lodo e rochas, provocada por intensas chuvas, soterrou um depósito da mina Tashan, no distrito de Xianfeng.

Os trabalhos de resgate continuam três dias depois, enquanto as autoridades locais ainda não conseguiram contabilizar o número de soterrados, por isto a imprensa local especula sobre a existência de centenas de vítimas, número negado pelo Governo.

O Conselho de Estado chinês encarregou uma equipe de investigação do acidente que inclui funcionários de Segurança do Trabalho do Governo da província de Shanxi, do Ministério de Supervisão e do Sindicato chinês.

As equipes de resgate, compostas por mais de dois mil homens, já realizaram buscas em metade da área afetada.

O representante provincial disse que se as condições meteorológicas permitirem, as equipes de resgate terminarão a busca de sobreviventes em um prazo de três a cinco dias.

Após as investigações iniciais, a Polícia informou que a mina operava ilegalmente e disse acreditar que o acidente foi fruto da "negligência nas medidas de segurança".

A tragédia é a pior do setor mineiro chinês nos últimos meses, e até o presidente da China, Hu Jintao, e o primeiro-ministro do país, Wen Jiabao, ordenaram uma investigação profunda, que até o momento resultou na prisão do dono da mina e de outras oito pessoas relacionadas ao acidente.

As minas chinesas, e em particular as de carvão, são as que registram o maior índice de acidentes do mundo, com 3.786 mortos em 2007, embora este número tenha representado queda de 20% em relação ao ano anterior. EFE pa/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG