Número de mortes por gripe no Paraguai sobe para 10

Assunção, 20 jul (EFE).- O Ministério da Saúde do Paraguai elevou hoje para dez o número de mortes em decorrência da gripe suína, duas a mais que na semana anterior, e para 175 os contagiados pelo vírus.

EFE |

O diretor de Vigilância Sanitária do ministério, Iván Allende, afirmou que foram registradas 53 mortes por infecções respiratórias agudas, das quais dez foram pela presença do vírus "como fator desencadeante da morte".

O funcionário indicou, além disso, que 138 pessoas estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o que representa 44% da capacidade do sistema em Assunção e nos municípios dos arredores.

Acrescentou que as consultas ambulatórias por problemas respiratórias aumentaram nos últimos dias nos centros médicos e que essa tendência seguirá durante todo o inverno no hemisfério Sul.

Além disso, Allende afirmou que as autoridades sanitárias realizarão um acompanhamento da comercialização do antiviral Oseltamivir, tanto no sistema público, quanto no privado, já que o Governo dispõe de uma quantidade limitada do medicamento.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados. EFE lb/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG