Número de mortes por gripe no México sobe para 179

México, 25 ago (EFE).- O número de mortes no México em decorrência da gripe A subiu para 179, nove a mais que nos últimos cinco dias, enquanto os contagiados chegaram a 20.

EFE |

860, o que significa 1.148 casos a mais que os contabilizados no boletim anterior, informou hoje a Secretaria de Saúde.

Do total de óbitos, 91 eram homens, 88 mulheres e 72,1% tinha entre 20 e 54 anos.

Além disso, a secretaria afirmou que, entre os sintomas, 85,5% das vítimas apresentaram tosse, 83,8% febre, 75,4% dificuldades para respirar, 52% expectoração e 46,4% ataque ao estado geral.

Os 32 estados do país apresentam casos de contágio e os mais afetados são o de Chiapas, Yucatã e a capital do país, junto com Jalisco, Veracruz, Tamaulipas e Tabasco.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 186.166 casos de contágio foram registrados no mundo, além de 1.799 mortes.

No entanto, a secretaria esclareceu que, já que a OMS não solicita mais que os países reportem os casos confirmados, "os números oficiais podem ser inferiores ao real".

A Secretaria de Saúde lembrou que o vírus continua presente na população do México e, por isso, pediu aos mexicanos que não baixem guarda e mantenham as medidas preventivas, como lavar frequentemente as mãos. EFE jrm/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG