Número de ataques piratas dobra no primeiro trimestre de 2009

Kuala Lumpur - Os ataques de piratas contra embarcações em todo o mundo quase duplicaram no primeiro trimestre de 2009 em relação ao mesmo período do ano anterior, informou nesta terça-feira o Centro de Informação sobre a Pirataria.

EFE |

Segundo os dados divulgados pelo organismo, com sede em Kuala Lumpur e que é subordinado à Organização Marítima Internacional (OMI), entre janeiro e março deste ano ocorreram 102 ataques de piratas, frente aos 53 ocorridos no primeiro trimestre de 2008.

Este grande aumento se deve à crescente atividade das piratas na costa leste da Somália e no golfo de Áden, onde 61 embarcações foram atacadas nos primeiros três meses de 2009.

No mesmo período do ano passado, houve apenas seis ataques do gênero na mesma região Os dados da entidade da OMI revelam que, no primeiro trimestre deste ano, 34 navios e 178 tripulantes foram sequestrados por piratas.

De acordo com o Centro de Informação sobre a Pirataria, as precauções adotadas pelas embarcações que navegam pelas águas do golfo de Áden e da Somália, assim como a presença de forças navais internacionais, evitaram várias tentativas de sequestro por parte de piratas.

Leia mais sobre piratas

    Leia tudo sobre: piratas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG