Nuclear: Paris ameaça Irã com novas sanções

O Irã terá que enfrentar novas sanções se não responder positivamente até amanhã, terça-feira, à proposta de cooperação emitida pelos seis países envolvidos nas negociações sobre o programa nuclear iraniano, anunciou nesta segunda-feira o ministério francês das Relações Exteriores.

AFP |

Paris "está decepcionado com a ausência de resposta clara do Irã", informou a chancelaria francesa em um comunicado publicado depois de uma conversa por telefone entre o chefe da diplomacia da União Européia (UE), Javier Solana, e o negociador iraniano Said Jalili.

"A França entende que um documento escrito deve chegar amanhã (terça-feira) a Solana, e espera que este documento trará a resposta que deseja a comunidade internacional", prosseguiu o ministério.

"Na ausência de resposta positiva à proposta emitida pelos seis países envolvidos nas negociações (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha), o Irã terá que enfrentar novas sanções", advertiu.

Durante uma reunião no dia 19 de julho em Genebra, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurannça da ONU e a Alemanha haviam dado ao Irã um prazo de cerca de duas semanas para responder à proposta.

Sexta-feira, os Estados Unidos haviam advertido o Irã para "conseqüências negativas", se não respondesse dentro do prazo previsto.

cr/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG