Novos tremores atingem o Haiti; há alerta de tsunami

WASHINGTON (Reuters) - Um grande terremoto de magnitude 7,0 atingiu o Haiti nesta terça-feira, provocando um alerta de tsunami para partes do Caribe, incluindo o Haiti, a República Dominicana, Cuba e Bahamas, informou o Centro para Alertas de Tsunami no Pacífico. O epicentro do terremoto foi dentro do território haitiano, a 10 quilômetros da cidade de Carrefour, perto da capital Port-au-Prince, e teve profundidade de apenas 30 quilômetros.

Reuters |

Um grande terremoto, de magnitude 7,0 ou maior, é capaz de provocar danos graves. Não houve relatos imediatos de vítimas.

"A ameaça de um tsunami extenso e destrutivo não existe com base em dados históricos de terremoto e tsunami", disse o Centro.

"No entanto, há a possibilidade de um tsunami local, que pode afetar o litoral a não mais de 100 quilômetros do epicentro do tremor".

O terremoto foi seguido de dois tremores fortes, de magnitudes iniciais de 5,9 e 5,5.

O Haiti é o país mais pobre do Ocidente. O Brasil comanda cerca de 7.000 soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1.300 homens na região.

O Ministério da Defesa brasileiro informou não saber se o terremoto teria afetado as forças brasileiras no Haiti.

(Reportagem de Sandra Maler)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG