Novos tremores atingem norte e centro do Chile

Santiago do Chile, 7 abr (EFE).- Um terremoto de 4,8 graus na escala Richter atingiu hoje a região de Tarapacá, no norte do Chile, horas depois de outros dois sacudirem a região do Maule, no centro do país, sem causar vítimas ou danos visíveis, disseram as autoridades chilenas.

EFE |

No norte do Chile, o tremor ocorreu às 5h18 local (6h18 de Brasília) e seu epicentro se situou em terra firme, a 145 quilômetros ao nordeste da cidade de Iquique e cerca de 2 mil quilômetros de Santiago, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A região foi atingida por vários tremores de características similares nos últimos dias, dois deles na segunda-feira passada, que chegaram a magnitudes de 5,5 e 4,8 graus na escala Richter.

Dois outros tremores atingiram a região do Maule, no centro do Chile, uma das mais afetadas pelo terremoto de 8,8 graus ocorrido em 27 de fevereiro.

O primeiro ocorreu às 22h18 locais de ontem (23h18 de Brasília) e sua magnitude foi de 4,7 graus Richter, com epicentro abaixo do nível do mar, a 39 quilômetros ao sudoeste da cidade de Constitución e a cerca de 400 ao sudoeste de Santiago, indicou o Instituto Sismológico da Universidade do Chile.

O Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior (Onemi) assinalou que este tremor teve uma intensidade de 4 graus na escala internacional de Mercalli, que vai de um a 12, nas cidades de Curanipe, Quivolgo e Chanco.

Em Constitución e Pencahue, a intensidade foi de 3 graus nessa mesma escala e de 2 graus na cidade de San Javier.

O segundo tremor ocorreu pouco depois, às 22h29 locais de ontem (23h29 de Brasília) e sua magnitude foi de 4,9 graus Richter, com epicentro localizado na mesma área do anterior, a 41 quilômetros ao sudoeste de Constitución.

De acordo com o Onemi, a intensidade desse tremor foi de 4 graus na escala Richter em Constitución e Chanco e de 3 graus em Pencahue, San Javier e Cauquenes. EFE ns/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG