Aquila - Mundo - iG" /

Novos terremotos atingem L Aquila

Roma, 12 jul (EFE).- Dois novos terremotos, um de 4 graus na escala Richter, foram registrados hoje em LAquila, a capital da região de Abruzzo, zona central da Itália atingida em 6 de abril por um forte terremoto que deixou 299 mortos, milhares de desabrigados e destruiu localidades e parte dessa cidade.

EFE |

O primeiro tremor de hoje ocorreu às 10h38 (5h38 de Brasília) e teve uma magnitude de 4 graus na escala Richter, e o segundo foi às 12h54 (7h54 de Brasília), de 2,9 graus, informou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia.

O epicentro dos dois tremores ficou entre L'Aquila e as localidades próximas de Collimento e Villagrande, cujos moradores saíram para as ruas, de novo atemorizados.

Os terremotos, considerados réplicas do tremor de 6 de abril - que teve magnitude de 5,8 graus na escala Richter - não deixaram vítimas nem danos materiais, informou a Defesa Civil.

As duas réplicas ocorreram após dois dias de "trégua" de tremores de terra em L'Aquila, onde de quarta a sexta-feira aconteceu a cúpula do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia).

Quatro leves réplicas foram registradas no último dia 9, com magnitudes de entre 2,1 e 2,5 graus Richter, e, no dia anterior, a terra tremeu outras quatro vezes, mas em nenhuma ocasião chegaram aos 4 graus estabelecidos como limite pelas autoridades italianas para evacuar a zona, suspender a cúpula do G8 e transferi-la a Roma.

EFE JL/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG