Novos ministros japoneses tomam posse no Palácio Imperial

Tóquio, 2 ago (EFE).- Os integrantes do novo Gabinete do primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, juraram hoje seus cargos em cerimônia no Palácio Imperial após terem sido nomeados ontem, informou a agência de notícias local Kyodo.

EFE |

Após dez meses à frente do Executivo, este é o primeiro Gabinete nomeado por Fukuda, pois 15 dos 17 ministros que até agora dirigiam o Japão foram nomeados por seu antecessor, Shinzo Abe, que renunciou em 2007 no auge de escândalos de corrupção e de falta de liderança.

Fukuda, de 72 anos, remodelou 13 ministérios, mas manteve os dois pesos-pesados do Executivo: o "número dois" Nobutaka Machimura, de 64 anos, como ministro porta-voz, e Masahiko Koumura, de 66 anos, como ministro de Assuntos Exteriores.

As principais mudanças são relativas à cúpula econômica do Governo, liderada por dois veteranos do Partido Liberal-Democrata: Kaoru Yosano, de 70 anos, como titular de Política Fiscal, e Bunmei Ibuki, de 69 anos e até agora secretário-geral do PLD, no ministério de Finanças.

Também estréiam no cargo os titulares de outros ministérios ligados à economia, como Agricultura, Comércio, Infra-estruturas e Transporte e Serviços Financeiros. EFE icr/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG