Novos documentos secretos britânicos são encontrados em trem de Londres

Um segundo lote de arquivos secretos do governo britânico foi encontrado em um trem, dias depois que documentos foram descobertos em um outro trem, todos fazendo referência à rede Al-Qaeda e ao Iraque, de acordo com a edição de domingo de um jornal inglês.

AFP |

Segundo o jornal "Independent on Sunday", que recebeu esses novos documentos sobre a política britânica para combater o financiamento do terrorismo, o material foi abandonado em um trem na direção da estação de Waterloo, em Londres.

Coincidentemente, a rede BBC recebeu, na última terça-feira, documentos com o selo "Top Secret" e com autorização para serem lidos apenas por funcionários britânicos, canadenses e australianos. Os documentos foram encontrados em uma poltrona de um trem que ia no mesmo sentido.

Um alto funcionário foi suspenso por cometer uma "clara violação" do protocolo de saída de importantes documentos de inteligência.

De acordo com o jornal, o segundo lote de documentos inclui anotações sobre uma reunião prevista para a próxima semana na residência oficial do ministro britânico das Finanças, Alistair Darling.

Os documentos também incluem detalhes sobre como manipular sistemas do mercado financeiro e bancários para financiar armas de destruição em massa no Irã e outros métodos de financiamento de atividades terroristas, por exemplo, mediante fraudes comerciais na Internet.

Assim como a BBC, o "Independent on Sunday" garantiu ter devolvido os documentos e disse que não divulgará qualquer detalhe de seu conteúdo.

Um porta-voz do Tesouro declarou que "estamos extremamente preocupados com o ocorrido e vamos fazer de tudo para assegurar que isso não se repita".

O governo britânico sofreu nos últimos meses com trapalhadas desse tipo.

A mais grave até agora foi a perda dos dados de 25 milhões de pessoas que receberam ajuda familiar, arquivados em dois CDs que foram extraviados pelo Correio.

phz/cl/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG